Índice
Sumário
No presente trabalho, iremos
abordar conceito generalizado do meio ambiente, relação entre a empresa e a
sociedade, relação entre a empresa e a sociedade via responsabilidade social,
impacto da empresa sobre meio ambiente.
Esclarecer
a generalização do meio ambiente empresarial, factores que exercem uma grande
influencia sobre nossas actividades diárias, fazer um intercambio entre a
sociedade e a empresa, criar oportunidades de negocio.
Mostrar
os factores do meio ambiente que influenciam vários processos na vida mundana,
definir a sociedade, mostrar como o uso da cultura cria oportunidades
empresariais para a utilização do marketing como o elemento indispensável a uma
ação de dar conhecimento e obter conhecimento, mostrar as empresas que
influenciam negativamente o meio ambiente.
De um modo mais generalista, o meio ambiente é
um conjunto de factores que influenciam vários processos na vida mundana, estes
processos podem advir de seres vivos assim como do meio ambiente que habitamos,
isto é, da precipitação da temperatura, humidade e de seres não vivos como:
plantas, agua, terra e ar.
Estes factores exercem uma grande
influencia sobre nossas actividades diárias.
As empresas são criadas com fim
de trazerem benefícios à sociedade ou comunidades.
Vamos primeiro definir o que é a
comunidade ou sociedade.
Podemos definira comunidade/
sociedade como sendo:
Um grupo de pessoas que vive numa
mesma região ou grupos informais localizados num determinado espaço ou pessoas
com a mesma identidade, cultura e/ou historias ou indivíduos com as mesmas
características comportamentais ou ainda, grupo de pessoas com mesmas ideias e
interesses.
Comunidade/ sociedade é uma
expressão bastante usada em Moçambique, o processo de democratização massificou
o uso deste conceito. Passaram a existir leias especificas que tratam da
comunidade.
Comunidade ou sociedade pode ser
entendida como conjunto de seres vivos inter-relacionados que habitam um mesmo
lugar.
A empresa deve interagir com o
meio ambiente e também preserva-lo.
Vejamos o exemplo de uma empresa
que produz papel. Como o papel tem como matéria prima a madeira e,
consequentemente, está ligada ao abate de arvores, a empresa deve ter como uma
das suas actividades de responsabilidade social um projecto de reflorestamento
ou de plantio de arvores contribuindo desta forma paraa sua reposição para a
obtenção de matéria-prima para a sua produção.
O uso da cultura cria oportunidades
empresariais para a utilização do marketing
como elemento indispensável a uma ação de dar conhecimento e obter
reconhecimentos. O marketing e vendas, cuja síntese possível seria a sobre
valoração da marca em relação ao próprio produto, adaptou-se para marketing
cultural, através do qual se processa o intercâmbio de valores financeiros com
a reputação advinda da cultura como elemento de prestigio para o produto. Com a
responsabilidade social há marketing, social que visa associar a marca das empresas
a interesses coletivos, da sociedade com um todo, visando agregar novos valores
à marca ao produto.
Nos labirintos das ações
contábeis dos financiamentos privados da cultura, inseridos nos procedimentos da
responsabilidade social, torna-se fundamental considerar essas ações
empresariais como investimentos e não como despesa. Com essa perspectiva,
espera-se que os retornos sejam direcionados para a sociedade na forma de
redução dos baixos indicadores sociais e reforço de uma cidadania cultural, entendida
como uma ampliação da noção de direitos e deveres dos cidadãos, para a inclusão
de desejos e necessidades na produção, circulação e consumo da cultura.
Impacto
da empresa sobre meio ambiente
As empresas de um modo gral influenciam
negativamente o meio ambiente. Por exemplo:
As
empresas de transportes e empresas de indústrias emitem muito dióxido de
carbono, gases e fumos que prejudicam a camada de ozono. Algumas empresas
industriais, também poluem os rios prejudicando o habitat de animais.
As
empresas agrícolas e de exploração florestal por seu turno, devastam terrenos
provocando a erosão, e abatem as florestas destruindo assim o meio ambiente e
consequentemente, o ecossistema.
A
empresa deve interagir com o meio ambiente (e também preserva-lo).
Conclusão
Conclui que as empresas no nosso dia-a-dia
correlacionam-se com a sociedade.
O meio ambiente é o conjunto de
factores que influenciam vários processos na vida mundana, estes processos são:
Precipitação da temperatura, humidade,
estes factores exercem uma grande influencia sobre nossas actividades diárias.
A sociedade é um grupo de pessoas
que vive numa mesma região, as empresas são criadas com fim de trazerem
benefícios à sociedade. A relação entre a empresa e a sociedade via
responsabilidade social é o uso de a cultura criar a oportunidade empresarial
para a utilização do marketing como elemento indispensável a uma ação de dar
conhecimento e obter reconhecimento.
As empresas de ummodo geral
influenciam negativamente o meio ambiente, as empresas industriais emitem o
dióxido de carbono, gases, fumo que prejudicam a camada ozono.
Bibliografia
Livro da 9ª classe
www.mundoeducacao.bol.uol.br.com
Comentários
Enviar um comentário