Avançar para o conteúdo principal

Higiene pessoal e métodos de preservação

Índice
 Bibliografia ……………………………………………………………………………………………5

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 


Saúde e bem-estar
Nós como membros do grupo saúde e bem-estar decidimos escolher o tema mais para ajudar a comunidade escolar no sentido de incentivar os alunos a saber como lhe dar com a higiene pessoal. Também para manter o corpo físico saudável.
Especificamente escolhemos o tema por ver principalmente a falta de higiene nos alunos, porque se deixam levar com vida e com muitas preocupações que tem, se esquecem de manter a higiene pessoal e corpo saudável.
Acrescentar que no seguinte projecto iremos abordar também a cerca de exercícios físicos, para que o corpo desenvolva correctamente.
O nosso projecto e designado a todas pessoas da nossa comunidade em geral e executaremos não só na escola como também na comunidade.
Escolhemos o este tema porque vimos a situação dos moradores desta comunidade, vimos que estão precisando de uma ajuda nas informações sobre higiene pessoal, higiene de casa e de como lhe dar com os alimentos.
Também o nosso projecto visa estabelecer a forma em que devemos nos cuidar, a nossa higiene.
Todos os membros da associação têm as suas devidas funções tais como:
  Angélica : tem como função coordenar o grupo para que não façamos escolhas erradas.
Mfissimana Ismael: tem como função organizar as ideias em geral
Stelvio Vitorino: tem como função de ajudante do Mfissimana .
E por fim a Ana tem como função ajudar a coordenar o grupo.   

O nosso tema tem como objectivo mostrar a nossa comunidade e aos alunos dessa escola como devemos nos cuidar para vivermos felizes.

Como nos bem sabemos que quando falamos da saúde e bem-estar estamos a falar de ausência de doenças no corpo, e falar de ausência de doença e estar saudável, nos procuramos basear nisso para elaborar o nosso projecto.
Nos faremos varias actividades dentre elas:
Promover palestras para os que estão sem informações;
Fazer cartazes falando do maior valor que tem a vida.
Dentre essas palestras se baseamos no que vimos no nosso dia-a-dia falando de como se prevenir das doenças que atormentam a sociedade em geral, no caso das inundações nos vimos que são frequentes as doenças tais como (malária, cólera, tuberculose, entre outras).
Na parte feminina o tema será como se prevenir da gravidez precoce, como usar os métodos conceptivos.
A gravidez precoce e que altera completamente a vida dos pais, a distancia da escola .
Em Moçambique a maior parte das meninas não frequentam mais a escola devido a estes problemas que citaremos:
·         As doenças sexualmente transmissíveis (por exemplo a sida).
Na maior parte as consequências são de não saber a informação de como usar os métodos conceptivos tais como (implante pílulas preservativos, entre outros.
Para podermos desenvolver as actividades a duração máxima do nosso projecto será de 2 a 3 anos.
Falando dos aspectos positivos e que ajudara a desenvolver a nossa comunidade na área da saúde, toda comunidade estará informada de como deve se cuidar.
A higiene pessoal e a limpeza do corpo, ou seja, o banho. Tomar banho e muito importante porque um corpo limpo faz-nos sentir confortáveis e traz-nos o bem-estar. Para alem de tomar banho tem a parte essencial que são os dentes, devemos escova-los todos os dias depois das refeições com escova e pasta dentífrica (colgate) ou com mulala.
As consequências de não lavar os dentes são, os resíduos alimentares provocam a formação de cáries dentárias, destruindo os dentes.
Também devemos saber como cuidar dos alimentos, como lavar antes de consumir.
Para que os alimentos sejam realmente úteis ao nosso organismo e necessário ter muito cuidado com a sua conservação.

 
Também iremos falar de como cuidar dos alimentos, alguns dos cuidados a ter com os alimentos são:
·         Proteger todos alimentos crus e cozidos do contacto com as moscas:
·         Lavar muito bem os alimentos antes consumir;
·         Lavar as mãos antes de comer os alimentos;
·         Proteger todos alimentos, pratos, panelas e outros utensílios do contacto com os animais domésticos;
·         Ferver muito bem os alimentos que precisam de ser cosidos para que não nos transmitam doenças.
E na higiene de casa, devemos ter os seguintes cuidados:
·         Manter sempre portas e janelas abertas durante algum tempo para permitir o arejamento;
·         Varrer o chão e limpar o pó se esquecer dos moveis;
·         Fazer a cama sempre que acordar;
·         Arrumar os moveis com cuidado;
·         Limpar a casa de banho usando detergentes;
·         Arrumar a roupa em local apropriado.

Voltando na parte da adolescência como nos bem sabemos que a passagem da pré-adolescência para adolescência ocorre uma transformação no corpo, e nessa tendência que temos que nos cuidar, para que o nosso corpo funcione bem e se mantenha com saúde, e necessário que tenhamos com ele uma atenção especial em relação a higiene.
A higiene e a sentinela da saúde, isto e, uma boa higiene ajuda-nos a “prevenir doenças”, a conservar a nossa saúde e a impedir a propagação de doenças contagiosas.
Existem vários tipos de higiene tais como:
·         Higiene pessoal;
·         Higiene alimentar;
·         Higiene de casa





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def