Avançar para o conteúdo principal

Projecto escolar sobre alcoolismo


Sumário



Ø  Geral:

 Conscientizar os alunos do perigo do consumo de álcool e seus reflexos no contexto escolar, na família e na sociedade como um todo.

Ø  Específicos

Mostrar as causas e consequências dos efeitos do álcool e seus reflexos negativos para a sociedade, esclarecendo que o álcool é uma das principais drogas de efeitos devastadores e que mais têm matado no mundo;

 Mostrar as principais doenças físicas e psicológicas, causadas pelo alcoolismo e como se caracteriza os sintomas;
 Avaliar os aspectos negativos relacionados à aprendizagem dos alunos que consomem bebidas alcoólicas.

JUSTIFICATIVA: 

A aplicação deste Projeto visa elevar o nível de conhecimento dos alunos da referida escola, despertando nestes jovens os cuidados para com os aspectos que influenciam o uso do álcool, fazendo com que os mesmo conheçam o perigo da dependência e possam fugir dela.
Será importante para os alunos (principalmente jovens e adolescentes), conhecerem os reflexos causados pelas pessoas envolvidas com álcool e a maneira de filhos de alcoólatras se comportarem em ambientes familiares, salas de aulas e no meio da sociedade.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que a aplicação deste projeto, venha detalhar e contribuir de forma clara, os vários fatores que levam as pessoas ao consumo excessivo desta droga tão agressivo, que é o álcool. Além de sugerir alternativas para superação deste problema, inclusive formas de conscientização, procurando reverter o quadro através de tratamento específico, quando necessário.



ETAPAS DO PROJETO:

1 – Palestra com profissionais da saúde;
2 – Palestra com profissional da justiça;
3 – Confecção de faixas e cartazes pelos alunos, para serem colocadas nos corredores da escola, alertando para o perigo do uso do álcool;
4-Trabalhar com pais e encarregados de educação a controlar seus filhos;

ASPECTOS GERAIS DO ALCOOLISMO

 As consequências nefastas do consumo imoderado do álcool são refletidas em mortes nas estradas, nos hospitais, no convívio familiar e no insucesso escolar. É preocupante verificar que Moçambique está na lista dos países onde há um crescente no consumo de álcool pelos jovens.
O álcool é a droga preferida dos moçambicanos (68,7% do total), seguido pelo tabaco, suruma,ansiolíticos, cocaína, etc. No país, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependências de drogas, acontecem devido ao álcool. Motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes, fatais. O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e tornam dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.
Considera-se abuso do álcool, quando uma pessoa utiliza, mesmo que não constantemente, álcool em quantidade suficiente para causar problemas de saúde ou de outra espécie, como brigas e acidente automobilísticos.
O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos: dependência, abstinência, intoxicação, síndromes amnésicas, alucinações, delírios, distúrbios de ansiedade: sexuais e do sono. Por fim, o delirium treme que pode ser fatal.

CONSUMO DE ÁLCOOL EM ADOLESCENTES E JOVENS: Sendo a adolescência, um período de transição para a idade adulta, pode criar conflitos com a figura paterna e ou materna, para predispor comportamentos menos saudáveis. A adolescência é o período favorável em maior grau para o início do consumo de drogas e estímulo para consumir bebidas, o que pode partir do meio familiar ou social, em particular em grupos de “amigos”.

ALCOOLISMO PARENTAL: Crianças em idade escolar, filhos de pais alcoólatras, frequentemente apresentam problemas acadêmicos e de comportamento. Os adolescentes bebem por inúmeras razões, o que pode levar por vezes ao abuso e à dependência de álcool. O consumo excessivo de álcool por jovens é responsável por diversos problemas, não só no nível de saúde, como também ao nível sociocultural (como rendimento escolar e adaptação social).

AS DOENÇAS FÍSICAS CAUSADAS PELO ALCOOLISMO: Além das doenças psicossociais, o álcool pode provocar:

DESNUTRIÇÃO: através da perda do apetite, o que provoca a falta das substancias necessárias ao organismo (proteínas, açucares, gorduras, vitaminas e minerais).

TOLERNÂCIA E DEPENDÊNCIA: A tolerância é a necessidade de doses maiores, o que leva ao consumo cada vez maior, vindo em seguida à dependência.

SISTEMA NERVOSOAmnésia nos períodos de embriaguez acontece em 30 a 40% das pessoas no fim da adolescência e no início da terceira idade. Entre 5 a 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica (hipersensibilidade, dormência, formigamento nas mãos e nos pés ou ambos, depressão, ansiedade).

SISTEMA GASTROINTESTINALInflamação no, esôfago, estômago, o que pode levar a sangramentos, além de enjoos, vômitos e perda de peso. As varizes decorrentes da cirrose hepática, além de irreversíveis, são potencialmente fatais, devido ao grande sangramento que pode acarretar.

CÂNCEROs alcoólatras estão 10 vezes mais sujeitos a qualquer forma de câncer que a população em geral.

SISTEMA CARDIOVASCULARDoses muito elevadas podem causar lesões no coração provocando arritmias e outros problemas como tromboses e derrames.

HORMÔNIOS SEXUAISO metabolismo do álcool, afeta os hormônios reprodutivos no homem e na mulher. No homem contribui para lesões testiculares, que prejudica a produção de testosterona, essa deficiência contribui para a feminilização dos homens, com o surgimento de, por exemplo, mamas.

DELIRIUM TREMENSÉ a forma mais intensa e complicada da abstinência do álcool. O que provoca um estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está em que dia está não consegue prestar atenção em nada, tremores intensos, alucinações e visões, onde geralmente o paciente vê insetos e animais. Este estado deixa a pessoa agitada e violenta para tentar se livrar dos animais que supostamente o atacam.

EFEITO DO ÁLCOOL SOBRE O CÉREBROOs resultados de exames pos-morte (necropsia) mostram que pacientes com história de consumo de álcool tem o cérebro menor, mais leve e encolhido do que o cérebro de pessoas sem história de alcoolismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho No Módulo 1, você aprendeu que mitos são convicções ou ideias pré – concebidas e amplamente disseminadas, mas falsas, sobre certos aspectos da vida. Podem-se construir mitos sobre: O trabalho A superioridade racial; Uma sociedade sem classes; A perfectibilidade humana; A alimentação; A aquisição de conhecimentos empresariais ou de liderança.   Para discussão do conteúdo dos mitos sobre natureza do trabalho, vamos analisar em conjunto uma história da vida real conforme o relato a seguir:   A história dos dois irmãos gémeos Uma pessoa encontra um jovem sujo, mal educado e bêbado e pergunta-lhe: O que se passa contigo?… Andas sujo, falas tão mal e por cima és um bêbado! O jovem responde: Saí ao meu pai. Ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe… Eu não tive outra h...

Posição dos elementos do VI GRUPO principal na tabela periódica

  Posicao dos elementos do VI Grupo pricncipal na tabela periodica Os elementos do VI-Grupo principal também são designados por calcogénios, sendo este grupo integrado pelos seguintes elementos: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).        Tal como observámos no grupo dos halogénios (VII-grupo A), as propriedades  físicas e químicas destes elementos também variam em função do aumento do número atómico. Os átomos dos elementos deste grupo apresentam seis electrões na ultima camada, pelo que esses elementos apresentam a valência máxima VI.      A tabela seguinte apresenta algumas propriedades dos elementos do VI grupo . Símbolo Nº  atómico Estado de agregação Electronega- tividade Massa atómica Ponto de ebulição      O      8   Gasoso   ...