Avançar para o conteúdo principal

Atenção (psicologia)

 

Sumário










                                Introdução                   

No presente trabalho iremos abordar acerca da atenção.
A atenção a nível psicológico, mencionar teorias que  tendem  a explicam como se concentrar a atenção  no nosso ambiente. Explicar a natureza da atenção e mencionar alguns psicólogos que explicam como a atenção é um aspecto da percepção. Abordar como alguns estudantes de neurociência explicam sobre como nos concentrar.
Abordar os fatores que atraem a nossa atenção  e explicar como funcionam esses fatores, falar da técnica que os psicólogos usam para estudar atenção percepção e tomada de consciência, demostrar a explicação de cada psicólogo. 

                                   









 


                  Conceito da atenção

Atenção é um conceito estudado na psicologia cognitiva que se refere à forma como processa a informação presente no nosso ambiente especifica ativo. Enquanto uma pessoa lê um livro, por exemplo, estão acontecendo muitas coisas do redor, sons e sessões, dos pés conta o chão, a visão da rua por uma janela próxima, o calor das roupas, a memória de uma conversa que teve mais cedo com um amigo.
Na psicologia atenção é uma qualidade d percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e adotando-os de prioridade para processamento mais profundo.
Por outro lado, a atenção também é entendida como o mecanismo que controla e regula os processos cognitivos. Em certas ocasiões, chega mesmo a atuar de forma inconsciente.       
Como é que conseguimos experimentar todas essas sensações e ainda nos concentrar em apenas um elemento do nosso meio ambiente?
Segundo psicólogo e filosofo William James a atenção “é a tomada d posse pela mente, de forma clara e dividida de um entre diversos objetos ou de pensamento simultaneamente possível”.
   

Natureza da atenção

Que tipo de capacidade e atenção? Os psicólogos ainda não acharam a um acordo. Alguns (dentre eles Ulric Neisser, 1976). Acreditam que a atenção é simplesmente um aspecto da percepção (e de outras capacidades cognitivas). Segundo Neisser. “escolhemos o que veremos (ou ouvimos) antecipando as informações estruturadas que nos serão fornecidas pelo escolhemos ver (ou ouvir).” Somente episódios aos quais devotamos atenção são antecipados, explorados e selecionados. Em outras palavras, o ato de perceber requer seletividade. Outros cientistas cognitivistas acreditam que a atenção é uma capacidade distinta. É comumente representada como um filtro de informações.
É fácil demonstrar seletividade da atenção. Uma das formas de fazê-lo é registar os movimentos dos olhos enquanto as pessoas examinam quadros ou fotos. Estudos deste tipo indicam que  nos concentramos em alguns poucos detalhes ( thomas, 1968, Yarbus, 1967). Depois, com base nesses indícios, completamos o todo, talvez usando a memoria.  Aparentemente fazemos a mesma coisa quando lemos (Neisser, 1976). Geralmente nos fixamos em algumas poucas palavras de uma frase e antecipamos o que virá  depois com base na longa experiência com nosso idioma.
Evidencia que corrobora a seletividade de atenção é fornecida também por estudos da atenção dividida. As pessoas podem aprender a fazer duas tarefas complicadas ao mesmo tempo Porém há restrições definidas ( Allport, 1980, wickens, 180) Em geral, a capacidade de atenção depende dos recursos que estão sendo requeridos pelas tarefas em execução ( Kahneman, 1973). Se o controle consciente e os recursos requeridos  forem poucos, como no caso de guiar um carro( para um motorista experiente) ou datilografar ( para um datilografo exímio), a pessoa pode lidar com outras tarefas ao mesmo tempo. Se a tarefa em curso esta longe de ser automática, por exemplo- resolução de um complicado problema de matemática, por exemplo, devera praticar uma delas ate e se torne relativamente automática e requeira pouca atenção (posner, 1982).

Como funciona a atenção

Muitas teorias tendem a se concentrar em como podemos nos concentrar, mas não conseguem resolver exatamente como conseguimos ignorar todos os estímulos que nos rodeiam competindo por recursos de atenção.
Alguns estudos recentes tem se concentrado na neurociência por de trás desse processo derramando alguma sobre os possíveis processos que influenciam a forma como sintonizamos as dextrações

Neural

Um estudo de 2013 realizado por pesquisadores da universidade de Newcastle sugeriu que a forma como o neurônio responde, a estímulos externas, impacta nas habilidades perceptíveis.
O autor principal Alex Thiele explicou que na comunicação entre as pessoas, você pode ser mais bem ouvido se falar, mas alto ou claramente. Os neurônios parecem fazer coisas semelhantes quando estamos prestando atenção. Eles enviam sua mensagem de forma mais intensiva

Fatores que atraem a atenção

O que se chama atenção? Pessoas e outros animais geralmente voltam a atenção mais ao ambiente externo do que ao interno. Além disso, focalizamos as informações mais significativas. Os contornos principais dos objetivos no campo visual equipam-nos com dados uteis. Em virtude de nossa propensão a escolher com base nesses contornos, os registos dos momentos dos olhos fornecem representações esquematizadas dos objetos que percebemos (yarbus, 1967.)
Os dados informativos costumam serem novos, inesperadas, intensos ou mutantes. Estudos dos movimentos oculares de motoristas no trafego sugerem que focamos súbitas lacunas no campo, objetos em movimentos e eventos novos e enigmáticos ( Thomas et al., 1968). Enquanto as pessoas interagem, elas tendem a se entreolhar. Durante conversas, os participantes desviam  a atenção para a boca do interlocutor. Mudanças no olhar transmitem informações sobre o que os outros estão sentindo e pensando. Os movimentos labiais são indícios importantes daquilo que esta sendo dito. Portanto, nosso estilo de prestar atenção prepara-nos para o que vai ocorrer.
Necessidades, interesses e valores são também importantes influencias sobre a atenção. O professor que estiver absorvido em sua exposição dificilmente que estiver absorvido em sua exposição dificilmente notara o sinal indicado o fim da aula. O estudante que anseia pelo almoço e a companhia dos amigos esta bastante consciente dois sinal.
Convém também observar o que ignoramos: paramos de prestar atenção a experiências repetitivas ou conhecidas. Um quadro que um dia nos cativou parar de chamar nossa atenção. Uma mancha no tapete que de inicio sobressaia, com o tempo, confunda-se com o tapete. Conforme as cenas tornam-se familiares para o observador, mudanças ocorrem no movimento dos dois olhos.
A frequência de movimentos oculares diminui e o padrão de movimentos torna-se mais estereotipado e previsível. Ambas as mudanças permitem que o cérebro diminua a taxa de processamento, liberando-o para outras tarefas.
Nosso estilo de atenção de um valor de sobrevivência. Ele nos ajuda a locar nossos recursos de forma vantajosa. Dedicamos  atenção máxima a mensagens que não podem ser ignoradas com segurança. Se atentássemos  todo momento tudo, indícios importantes poderiam ficar perdidos em meio ao acumulo de informação.

Atenção, percepção e tomada de consciência.

Estudos da atenção revelam uma descoberta surpreendente. As pessoas podem perceber  sem atentar ou tomar consciência. Para estudar a atenção, a percepção e a tomada de consciência, os psicólogos frequentemente usam a técnica de audição seletiva concebida por E. Colin cherry (1953, com Taylor, 1954). Em seus estudos iniciais, Cherry gravou em fita duas mensagens faladas. Depois, fez com que os participantes da pesquisa, munidos de fontes de ouvido, escutassem as mensagens, as quais eram ouvidas ao mesmo tempo, no mesmo volume, uma em cada ouvido. Cherry solicitou aos participantes que atentassem a apenas uma mensagem. Ele fez com que os participantes sombreassem (encobrissem)
Uma mensagem-eles deveriam repetir as palavras para se manterem atentos a elas. Quando encobriam, as pessoas prontamente atentavam a uma mensagem e ignoravam a outra.
Estudos usando a técnica de audição seletiva de Cherry demonstram que as pessoas podem ser influenciadas por uma mensagem sem atentarem a ele e trem tomado consciência dela. Em um estudo do que corrobora esta opinião, os investigadores (corteen £ wood, 1972) apresentam certas palavras acompanhadas de choques elétricos desconfortáveis. Depois disso, sempre que os participantes eram expostos a essas palavras, respondiam com indícios fisiológicos de estrese. Mais tarde ocorreu parte critica do estudo. Os participantes da pesquisa ouviam duas mensagens. Enquanto sombreavam uma delas. As palavras sensibilizadas e outras relacionadas apareciam no canal que não estava sendo monitorado pelos participantes.  Não obstante, eles responderam as palavras relacionadas com choque com indícios fisiológicos de estresses. Supreendentemente, os participantes não tinham consciência de haver ouvido as palavras sensibilizadas, ou de haver sentidos estressados. Este trabalho, que foi reproduzido, sugere que, sobem determinadas condições, as pessoas podem perceber significado de palavras sem dedicar atenção ou tomar consciências (Neisser, 1976)
- uma experiência como sugere que as pessoas frequentemente percebem sem tentar ou tomar consciência. Se você dirige, provavelmente já notou que ode de um lugar PARA o outro sim ter depois a menor lembrança do trajeto. É com um piloto automático estivesse ligado. Não obstante você observou e processou informações sobre As condições do trajeto (cruzamento, curvas, carros na outra mão, faróis).

 

 

 

 

 

 

 

 




                                        Conclusão

Concluímos que Em todo momento de alerta, imensas quantidades de estímulos competem por nossa atenção. Comumente, as pessoas e outros animais concentram-se em uma mera gota de impressões. A essa abertura seletiva a uma pequena porção de fenômenos sensoriais incidentes chamamos de atenção, que parece estar envolvida em muitas atividades mentais. Em um processo semelhante ao de uma filmadora, primeiro focamos ao evento e depois outro. Os estímulos eu se alojam na periferia ou nos limites da atenção formam um segundo plano. Em uma festa, por exemplo, você se concentra em uma conversa. As conversas dos outros se misturam, formando um “zunzunzum”, do qual você tem apenas uma vaga consciência.















Referencias bibliográficas


Livro da LINDA DA VIDOFF- introdução a psicologia  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def