Avançar para o conteúdo principal

Origem da arte gótica e desenvolvimento

                                    

                                                    Índice

  

 

 

 

 

 

 




INTRODUCAO
No presente trabalho iremos abordar a origem da arte gotica, que se desnvolveu na europa, concretamente na Franca nos finais do seculo XIX E XX.
Tambem iremos abordar caracteristicas da arte gotica que são: arquitetura, escultura, pintura e mosaico .
        Falaremos tambem da sua importancia  
















 

 


 



Arte gótica

                                Origem da arte gótica

A arte gótica teve a sua origem na Europa, no período denominado de baixa idade média um dos períodos mais longos da em história: durou cerca de dez séculos, iniciou-se no ano 476, com a ocupação de Roma pelos bárbaros, e teve fim 1453, quando ocorrem dois factos importantes: a tomada de Constantinopla muçulmana e o fim da guerra dos cem anos, entre a França e Inglaterra.
Para muitos, falar em arte medieval é falar em arte gótica. Esta concepção, que ignora as artes bizantinas e românicas, e é em parte justificável pelo facto de a arte gótica ser a mais espetacular da idade media. Do ponto de vista arquitetônico, representa a solução do problema das abóbadas em todos os noves (espaço na igreja, desde a entrada de ate o santuário, ou que fica entre fileiras de colunas que sustentam a abóbada) e o aumento da luminosidade no inferior do templo com a introdução de janelas.
A arte gótica foi apreciada de maneiras diferentes, consoantes às épocas. Durante os séculos em que foi “moderna”, era conhecida pelo nome de obra “obra francesa”, termo que evoca sua principal origem. Toda, assim que os italianos dos séc. XV e XVI se entusiasmaram pela antiguidade, consideram a idade media como uma época Barbara, cuja principal criação era um estilo caracterizado pelo arco ogiva (figura formada pelo cruzamento de doisarcos iguais que se cortam superiormente, formando um ângulo agudo.) como godos (povo antigo da Germânia, que do séc. II ao V invadiu os impérios romanos do ocidente e do oriente;
Dividiam-se em ostrogodos (godos do oeste) eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo foi chamado gótico, isto é, bárbaro por excelência.
O estilo gótico desenvolveu-se entre os finais do séc. XX e o séc. XV na Europa, principalmente em França, norte de paris, e a partir dai entendeu-se a toda a Europa.
 surgiu num período de grandes transformações sócias e econômicas e é identificado como a arte das catedrais.
A arte gótica reflete o desenvolvimento das cidades e surge como resposta à austeridade do estilo românica

Características principais da arte gótica

As características principais da arte gótica destacam:
ü  Arquitetura
ü  Escultura
ü  Pintura
ü  Mosaico

                                  Arquitetura


A primeira edificação em estilogótico foi à abadia de Saint-Denis, foi erguida na França e, 1140. A característica mais importante da arquitetura gótica é abóbada de nervuras, muito diferente da abóbadade arestas românica por que deixa visíveis os arcos que formam sua estrutura. Esse novo tipo de abobada foi possível graças ao arco ogival, diferente a do arco pleno do estilo românico.com ele as igrejas góticas podiam ser muito mais altas que as românicas.
Além disso, as ogivas, que se alongam e apontam para o alto, acentuando a impressão de verticalidade da construção.
Outro elemento muito usado nas catedrais góticas são os pilares. Dispostos em espaços bem regulares, eles dão suporte ao teto de pedra. Graças a eles as paredes não precisam ser muito grossas para sustentar o teto. As largas paredes com janelas estreitas das igrejas românicas dão lugar a predes muito mais altas e com grandes janelas, preenchidas com belos vitrais. Esse conjunto –arco ogival, pilares- transmite uma forte impressão de amplitude e leveza.

                                                                                        Catedral de Notre-Dame de paris

Escultura

A arquitetura gótica surge, numa primeira fase, intimamente associada à arquitetura das catedrais. Na parte de fora dos edifícios, tendo como fachadas.
Nasceu intimamente ligada à arquitetura, sendo o resultado da decoração das grandes catedrais e outros edifícios religiosos, mas eventualmente ganhou independência e passou a ser trabalhada como uma arte autônoma.
A pesar de terem mantido muitos aspectos que caracterizaram a escultura românica, como, por exemplo, a continuidade de uma relação de grande cumplicidade com a arquitetura, os artistas  dos séc. XIII e XIV alargaram o seu repertorio temático, utilizam um maior numero de suportes e receberam da Parte dos enco-mendadores  uma atitude mais aberta em relação ao seu trabalho.

                 Características de escultura

As principais características da escultura gótica são a tendência ao naturalismo e a busca de beleza ideal. Em posição à rigidez e abstração própria do românico, os escultores góticos pretendem imitar a natureza e tanto reproduziram pequenos detalhes vegetais como figuras dotadas e certo movimento e expressividade. No fim do gótico, as esculturas já tomavam conta das fachadas das catedrais por completo. A estas, o relevo se desenvolveu em retábulos, momentos funerários e bancadas de coros,em  lugares em que, as vezes, se chegou a empregar a madeira.
  A escultura em redondo e em geral teve desenvolvimento menor e em geral se dedicou à imagem de culto.


                                                 Pintura

A pintura gótica desenvolveu-se nos sec. XIVe inicio do séc. XV, quandocomeçou a ganhar novas características que anunciavam o renascimento. A principal delas foi e realismo:
Ø  Os artistas procuravam pintar as figuras da forma mais fiel possível ao que viam.
Ø  O pintor mais importante do final do século XIII e inicio do séc. XIV foi o florentino Ambrogiotto Bondone, conhecido como Giotto(1266-1337). Os afrescos que decoravam igrejas.

Alem dos grandes murais e de Giotto, o estilo gótico produziu quadros de proporção menores e retábulos (conjunto de plaines que podem ser fechados uns sobre outros abertos durante as celebrações religiosas). 



            Mosaico


            Importancia da arte gotica









Conlusao

Conclui que a arte gotica teve a sua origem na europa no periodo, denominnado de baixa idade  media, e desenvolveu se nos finaais dos sec. XIX e XX. Surgiu num periodo de transformacoes socias e economicas e e identificado como a arte dos catedrais.
A arte goticA possui 4 pricipais caracteriscas que são: arquitetura,escultura,pintura,mosaico.
A abobada de nervuras, era a mais importante caracteristica da arquitetura gotica por que deixa visiveis os arcos que formam sua estrutura. Eeste arco foi possivel gracas ao arco ogival, os pilares goticos eles tinham suporte ao teyo de pedra.
A escultura era associada a arquitetura dos catedrais, sendo  o resultado da decoracao das grandes catedrais e outros edificios religiosos, a principal caracterisca das escultura gotica e atendencia a naturalismo,  e abusca de beleza ideial.
E são notorios as obras dos varios pintores que influenciaram a extensao desta arte e da introducao de tecnicas que são descritas nos mosaicos (o uso da prata,ouro,cubos coloridos,etc.)      















 

Referencia Bibliograficas

Professora Denise Dalle Vedave, Brasil em são paulo













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def