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Oportunidade de projecto


Oportunidade de projecto

Básico

Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc.

De segurança

Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc.

Afecto

Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc.

Estima

Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate

Auto-realização

Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.

 

Identificação de oportunidades com base na situação geográfica

Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.

 

Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfica que pode ser uma localidade, aldeia, vila, cidade, província ou outras formas de delimitação geográfica

 

Isto significa que o empreendedor concentra a sua investigação nessa determinada área e procura explorar todas possibilidades de projectos.

 

Ao pretender identificar oportunidades, você deve observar e orientar-se pelo seguinte:

. Características básicas da região – procura aproveitar determinadas particularidades geográficas tais como extensão da área, relevo, clima, recursos naturais, principais actividades económicas. Por exemplo, se a região tem um clima chuvoso então é fácil iniciar projectos agrícolas.

. Demografia – refere-se às características duma determinada população, prestando atenção à situação demográfica da região, como número de habitantes, ocupações ou profissões, idade, sexo, nível de rendimento das pessoas , cultura, etc.

São exemplos:

Abrir uma confecção de “cofió”, chapéu maometano, pode ser um bom projecto numa região com predominância de população muçulmana.

Se numa região a população for maioritariamente jovem, haverá possibilidade de sucesso de projectos jovenís tais como recreação, vestuários para jovens, etc.

 

 Recursos e factores de produção existentes na região – Por exemplo se uma determinada região é rica em recursos naturais é possível explorá-los  conforme se apresenta no quadro a baixo.

 

Exemplos de oportunidades de projectos a partir de recursos da região

Recursos natural existente

Oportunidade de projecto

Terra arável

Projectos de agro-pecuária

Argila

Fabrico de tijolo

Sol intenso

Produção de energia solar

Praia

Barco de recreio

Vento

Gerador eólico

 

Ambiente sócio económico da região – Há diversos aspectos que podem despertar a identificação de oportunidades tais como bens e serviços importados ou exportados, tipo de indústrias e rede comercial existentes, infra- estruturas económicas e sociais existentes (rede de estradas, transporte, energia, água, serviços de saúde, escolas, incentivos do governo, serviços de crédito e entre outros).

 

Identificação de oportunidades com base na adição de valor de bens

No salão de cabeleireiro, para além de cortar o cabelo, o cliente pode ser lavado o cabelo com champoo. O facto deste salão de cabelereiro lavar o cabelo, o serviço ganha um outro valor quando comparado com aquele que não o faz.

 

Identificação de oportunidades com base em adição de valor –  refere-se ao processo de identificação de mais oportunidades procurando agregar um valor (preço) maior do que o actual dum produto ou serviço.

 

Para a adição de valor, deve haver melhorias no produto ou serviço prestado que significa passar por outras transformações que permitem ganhar novos atributos tais como a sua qualidade, utilidade, aparência ou a maneira como é disponibilizado. Por exemplo, no lugar de vender o milho em grãos, a pessoa pode primeiro moer e vender em forma de farinha a melhor preço.

 

A adição de valor não implica necessariamente aumento de preço do produto ou serviço. Muitos estabelecimentos usam a adição de valor como medida de concorrência para superar os seus concorrentes.

 

Um restaurante ou empresa que investe para um bom atendimento também esta adicionar o valor ao seu produto ou serviço do que aquele que não se importa com a satisfação dos clientes.

 

Identificação de oportunidades com base na cadeia de valor

Em Moçambique, acontece que em cada uma das regiões existem sectores económicos que são principais. Nas zonas urbanas, geralmente, predomina a actividade industrial, o comércio e serviços enquanto que nas zonas rurais as actividades predominantes variam de zona para zona. A agricultura e a criação de animais, a pesca, a caça e outras são as actividades predominantes.

O estudo de cadeia de valor permite que diferentes agentes económicos ou projectos estejam virados a um determinado sector ou actividade económica que é principal na região.

 

Identificação de oportunidades com base na cadeia de valor –  refere-se ao processo de identificação de oportunidades procurando complementar as actividades prestadas por outras empresas ou agentes económicos.

 

A cadeia de valor se estabelece a partir de grupo de pessoas ou empresas que trabalhando no mesmo sector se complementam com os diferentes produtos ou serviços que oferecem uns aos outros. Por exemplo, numa determinada região se a actividade económica é basicamente pesca é preciso que o trabalho dos pescadores seja complementado por outros agentes económicos que pode ser através de fornecimento de insumos, conservação do pescado ou sua venda.

 

O estabelecimento da cadeia de valor permite repartir os riscos daquilo que seria um grande investimento para a mesma pessoa em pequenos investimentos de várias pessoas. Esta partilha de risco é benéfica, pois, a cadeia de valor é como uma organização associativa de empresas trabalhando cada uma na sua área mas interligadas com as outras, o que torna a actividade dinâmica.

 

O estabelecimento da cadeia de valor fortalece o sector e torna-o auto-suficiente.

 

Oportunidades além fronteira

Moçambique está inserido na SADC , Comunidade Económica da África Austral constituída pelos seguintes países: África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Tanzania, Zimbabwe e Madagáscar.

 

A SADC vem trabalhando na integração económica das economias e dos mercados dos países membros.

No contexto desta integração Moçambique rubricou vários protocolos tais como:

a) Transporte;

b) Livre circulação de bens e pessoais.

Moçambique possui também acordos que o permitem ter acesso a outros mercados tais como:

African Growth and Opportunity Act (GOA) – Protocolo assinado entre os países africanos e os EUA no qual estes estão isentos do pagamento de impostos quando exportam seus produtos ao mercado americano; África, Caraíbas e Pacífco (ACP); União Europeia (UE).

À luz destes acordos, os empreendedores nacionais podem explorar oportunidades de negócio com isenção ou redução de taxas alfandegárias.

Zona de comércio livre da SADC

 

A implementação do comércio livre na zona da SADC teve início a 01 de Janeiro de 2008.

Os produtos,  para beneficiarem de tarifa zero no acto da importação, devem ser originários dos países membros da SADC. Assim, os produtos devem ser acompanhados de um certificado de origem.

 

Feira e projecto escolares

Nos módulos 1 e 2, você teve a oportunidade de organizar e participar em projectos e feiras escolares da sua escola.

A feira e o projecto escolares são actividades que permitem  praticar o Empreendedorismo. Nestas actividades, você tem a oportunidade identificar e implementar iniciativas de projectos, preparar e expor os seus produtos e serviços na feira escolar. Estas actividades são realizadas com a supervisão do seu professor e dentro do contexto de ensino e aprendizagem de Noções de Empreendedorismo.

Neste módulo, você deverá também praticar o Empreendedorismo por meio da sua participação em projectos e feiras escolares.

 

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