Análise FOFA
Para um empreendedor, o processo que o leva a seleccionar uma determinada oportunidade de projecto pode parecer um carrossel. Exemplo:
A Análise FOFA consiste num estudo criterioso em que se compara as forças e as fraquezas que são factores internos com as oportunidades e ameaças que são factores externos. Os factores internos estão dentro do projecto e pode geri-los, enquanto os externos estão fora deste e não pode controlá-los.
Os factores internos são as forças e as fraquezas e os externos são as oportunidades e as ameaças
Factores externos
Factores externos
F
Você deve seleccionar um projecto em que as suas forças constituem um factor altamente relevante. Estas forças será necessário usá-las com maior proveito, para eliminar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e vencer as ameaças.
Você deve escolher um projecto onde as suas forças constituem o factor altamente relevante
Oportunidades
Ameaças
Factores internos e externos para um projecto empresarial
Ambiente de oportunidades dum projecto
Matéria prima Transporte
Clientes Fornecedores
Rivais Créditos
Lei Calamidade
Doenças Electricidade água mão-de-obra
A Análise FOFA permite ao empreendedor verificar a possibilidade de sucesso do seu projecto no mercado. Uma vez verificado, isto permite a ele tomar uma decisão sobre se deve continuar com o projecto ou não.
Exemplos de questões que um empreendedor pode considerar ao fazer a auto-avaliação utilizando a análise FOFA, a fim de determinar a sua vantagem comparativa no mercado face aos concorrentes:
Forças – são aspectos, qualidades que colocam os produtos em vantagem quando comparados com os da concorrência, nomeadamente,
Produtos de alta qualidade;
Preços acessíveis para o cliente, mas lucrativos;
Capacidade do produto satisfazer os gostos dos consumidores;
Eficiência e eficácia a servirem os clientes;
Habilidade para atrair clientes;
Boa localização da empresa;
Bom pessoal de vendas e bem treinado;
Espírito empresarial elevado e eficaz; etc.
Fraquezas – são limitações/ constrangimentos que os produtos da empresa enfrentam no mercado:
Ser novo e ter uma imagem fraca no mercado;
Fraca imagem de distribuição;
Capacidades de promoção do produto abaixo da média;
Custos unitários mais elevados em relação a concorrentes;
Incapacidade de financiar as mudanças necessárias de comercialização;
Localização afastada ou de acesso difícil para os clientes;
Oportunidades – são possibilidades externas que podem ocorrer e beneficiar a empresa. A empresa não tem controlo sobre esses acontecimentos que podem ou não suceder. As possibilidades podem ser de:
Conseguir grandes encomendas (por exemplo, do governo devido a mudanças políticas);
Mudança nos gostos e na moda dos consumidores;
Mudança na tendência do mercado devido a novos acontecimentos, (por exemplo, uma escola a ser aberta na vizinhança, uma grande empresa a ser criada na zona)
Desaparecimento de barreiras comerciais em mercados estrangeiros atractivos (por exemplo, a Lei para o Crescimento e a Oportunidade de África (AGOA) dos EUA que acabou com as taxas sobre a importação de mercadorias produzidas em África e permite aos países africanos exportar para a América);
Crescimento mais rápido do mercado;
Satisfação entre empresas rivais.
Ameaças – são acontecimentos indesejáveis que podem ocorrer no mercado em prejuízo da empresa:
Entrada de empresas com custos mais baixos;
Aumento nas vendas das mercadorias substitutas;
Mudanças desfavoráveis nas taxas de câmbio e nas políticas comerciais;
Exigências dispendiosas feitas pelos regulamentos;
Poder crescente de negociação de clientes e fornecedores;
Mudanças nos gostos e nas necessidades dos clientes;
Mudanças demográficas adversas;
Mudanças negativas nas políticas do governo;
Criação de novas empresas;
Baixa de preços pelos concorrentes;
Se a sua posição for mais forte que a dos seus concorrentes, então isso significa que você tem uma vantagem competitiva em relação a eles. Se os seus produtos forem colocados no mercado irão atrair mais os clientes, pois, venderá mais produtos, terá mais lucros e a sua empresa crescerá.
Comentários
Enviar um comentário