Avançar para o conteúdo principal

Análise FOFA

Análise FOFA

Para um empreendedor, o processo que o leva a seleccionar uma determinada oportunidade de projecto pode parecer um carrossel. Exemplo:

 

 

A Análise FOFA consiste num estudo criterioso em que se compara as forças e as fraquezas que são factores internos com as oportunidades e ameaças que são factores externos. Os factores internos estão dentro do projecto e pode geri-los, enquanto os externos estão fora deste e não pode controlá-los.

 

 

Os factores internos são as forças e as fraquezas e os externos são as oportunidades e as ameaças

Factores externos

 

 

 
Factores externos

 

 

 

 

F

 

Você deve seleccionar um projecto em que as suas forças constituem um factor altamente relevante. Estas forças será necessário usá-las com maior proveito, para eliminar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e vencer as ameaças.

 

Você deve escolher um projecto onde as suas forças constituem o factor altamente relevante

Oportunidades

 

 

 
Ameaças

 

 

 

 

 

 

Factores internos e externos para um projecto empresarial

Ambiente de oportunidades dum projecto

                       Matéria prima     Transporte

           Clientes                                           Fornecedores                      

 

          Rivais                                                     Créditos

 

               Lei                                                    Calamidade

 

  

            Doenças      Electricidade           água     mão-de-obra

 

A Análise FOFA permite ao empreendedor verificar a possibilidade de sucesso do seu projecto no mercado. Uma vez verificado, isto permite a ele tomar uma decisão sobre se deve continuar com o projecto ou não.

 

Exemplos de questões que um empreendedor pode considerar ao fazer a auto-avaliação utilizando a análise FOFA, a fim de determinar a sua vantagem comparativa no mercado face aos concorrentes:

Forças – são aspectos, qualidades que colocam os produtos em vantagem quando comparados com os da concorrência, nomeadamente,

Produtos de alta qualidade;

Preços acessíveis para o cliente, mas lucrativos;

Capacidade do produto satisfazer os gostos dos consumidores;

Eficiência e eficácia a servirem os clientes;

Habilidade para atrair clientes;

Boa localização da empresa;

Bom pessoal de vendas e bem treinado;

Espírito empresarial elevado e eficaz; etc.

 

 Fraquezas – são limitações/ constrangimentos que os produtos da empresa enfrentam no mercado:

Ser novo e ter uma imagem fraca no mercado;

Fraca imagem de distribuição;

Capacidades de promoção do produto abaixo da média;

Custos unitários mais elevados em relação a concorrentes;

Incapacidade de financiar as mudanças necessárias de comercialização;

Localização afastada ou de acesso difícil para os clientes;

 

Oportunidades – são possibilidades externas que podem ocorrer e beneficiar a empresa. A empresa não tem controlo sobre esses acontecimentos que podem ou não suceder. As possibilidades podem ser de:

Conseguir grandes encomendas (por exemplo, do governo devido a mudanças políticas);

Mudança nos gostos e na moda dos consumidores;

Mudança na tendência do mercado devido a novos acontecimentos, (por exemplo, uma escola a ser aberta na vizinhança, uma grande empresa a ser criada na zona)

Desaparecimento de barreiras comerciais em mercados estrangeiros atractivos (por exemplo, a Lei para o Crescimento e a Oportunidade de África (AGOA) dos EUA que acabou com as taxas sobre a importação de mercadorias produzidas em África e permite aos países africanos exportar para a América);

Crescimento mais rápido do mercado;

Satisfação entre empresas rivais.

 

Ameaças – são acontecimentos indesejáveis que podem ocorrer no mercado em prejuízo da empresa:

Entrada de empresas com custos mais baixos;

Aumento nas vendas das mercadorias substitutas;

Mudanças desfavoráveis nas taxas de câmbio e nas políticas comerciais;

Exigências dispendiosas feitas pelos regulamentos;

Poder crescente de negociação de clientes e fornecedores;

Mudanças nos gostos e nas necessidades dos clientes;

Mudanças demográficas adversas;

Mudanças negativas nas políticas do governo;

Criação de novas empresas;

Baixa de preços pelos concorrentes;

 

Se a sua posição for mais forte que a dos seus concorrentes, então isso significa que você tem uma vantagem competitiva em relação a eles. Se os seus produtos forem colocados no mercado irão atrair mais os clientes, pois, venderá mais produtos, terá mais lucros e a sua empresa crescerá.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def