Avançar para o conteúdo principal

fim da segunda guerra ate o inicio da guerra fria

A Revolução Socialista de Outubro na Russia de 1905 a 1917 
INTRODUÇÃO 
Nos primeiros anos do século XX, a Rússia era uma das grandes potências europeias. abarcando um território de 22 milhões km2, povoado por cerca de160 milhões de habitantes, a Rússia constituia um país onde as ideias liberais ainda não tinham vencido. 
No entanto, em 1917 este enorme país foi palco da primeira Revolução Soialista que, para além de modificar radicalmente as  estruturas políticas, económicas e sociais da Rússia trouxe importantes consequências a nível mundial.   
OBJECTIVOS GERAIS 
⇒ Caracterizar a situação socio-económica e politica da Rússia nos finais do Século XIX e inicio do Século XX; ⇒ Descrever em que condições se deu a revolta de 1905 e suas consequências; ⇒ Definir conceito de revolução. 
Características da Russia 
Conceito: REVOLUÇÃO: são mundanças súbitas e radicais no âmbito social e politico, substituição brusca e violenta de um governo legalmente constituído por outro. 
A Rússia entrou na guerra com dois objectivos fundamentais: 
− A nível interno, aguerra devia favorecer a repressão contra a oposição e levar o povo a cerrar fileiras atrás do Czar em defesa da pátria ameaçada pelo eterno e velho rival germânico; − A nível externo, a guerra devia impedir o império Austro-Húngaro de dominar a península balcânica, aniquilando a Sérvia;                                                                                                                       
A principio de Outubro a Rússia era penosa a nível interno, a fome atingiu regiões inteiras do pais, os camponeses reclamavam a reforma agrária a sua autodeterminação, a nível externo  os alemães ameaçavam ocupar petrogrado em fases por meio de bombardeamento onde atingiu o palácio do Inverno pondo assim o término do governo burguês e dando triunfo da revolução socialista de Outubro. 

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 42
Com esta vitória da revolução socialista o mundo dividiu-se em dois sistemas sociais opostos: 

 Socialismo e Capitalismo 
Estas medidas decretadas pelo estado soviético suscitaram a ira da burguesia local, e lançaram se numa guerra civil sangrenta contra o novo poder instituído apoiados pelas potências ocidentais. os Russos brancos (mencheviques) que termina em 1921 e vencida pelos Russos vermelhos (bulcheviques). Durante esta guerra Lenine tinha como política económica o comunismo de guerra que consista na centralização da produção e pela eliminação da produção da economia do mercado onde estabeleceu a Nova Politica Económica (NEP) baseada num planeamento estatal sobre a economia, combinando métodos capitalista e socialistas afim de evitar o colapso da economia no fim da guerra civil, onde a NEP estimulava a pequena produção privada o pequeno comércio e a livre circulação de produtos pelos camponeses nos mercados motivando a produção e o abastecimento. Lenine pretendia com as medidas capitalistas fortalecer a economia e arrancar para a instauração de um estado socialista. A NEP durou até 1928 que por sua vez fez crescer a produção industrial, agrícola e comercial obtendo assim a recuperação parcial da economia soviética e a revitalização de alguns sectores fundamentais da economia nacional.   
Esta revolução mostrou grandes caminhos para que a humanidade siga e acabe com o capitalismo e as desgraças que causa o povo inteiro e despertem os movimentos de libertação na Ásia, África e América Latina. 
Esta revolução da humanidade passou a dividir se em dois mundos onde não se previa em 1919 que o regime comunista instalado se consolidasse na Rússia na sua influência repurcusões se fizessem sentir e criassem uma divisão profunda e insanável até a década de 90, no que culminam em transformações na Rússia sob direcção de Lenine a velha Rússia dos Czares foi substituída pela nova Rússia dos sovietes; operários, soldados e camponeses que passam a chamar República Socialista Soviética (URSS) e o seu mecanismo sócio-politico assentaram nos sovietes (assembleias) desde a aldeia, vila, cidade, província até ao supremo, órgão máximo do estado soviético. 
Antecendentes:   A Rússia era uma sociedade com características do Antigo Regime   − A nível politico 

 O estado assentou na ditadura do proletariado a qual excluiu a existência de classes   assumiu a direcção dos trabalhadores;

 Existência de ideias liberais e marxistas originando grupos políticos, constitucionais democratas e socialista revolucionários em 1903 e se dividem em Mencheviques e Bolcheviques; 

 Monarquia absoluta regime autocrático de Czar Nicolau II;

 Governo apoiou-se no exercito politico e na Igreja Ortodoxa;

 Para a reconstituição da Rússia os conselhos comissários decidem negociar com Alemanha o Ditktal de Best LTOVSK que punha termo a guerra entre os dois

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 43
países do território Russo. Onde  para Lenine este tratado correspondia a uma necessidade urgente de impreterível para a reconstrução da  Rússia devastada pela guerra. 
− A nível económico 

 O regime dos operários e camponeses estabeleceu reformas socialistas decretando controlo operário da produção e distribuição; 

 Nacionalização da grande indústria os caminhos de ferro e a terra passou para as mãos dos camponeses pela reforma agrária; 

 Os povos outrora subjugados pelo Czarismo passaram a dispor de si mesmo e aderiram à federação e criaram URSS donde surge a sua formação em que a educação, saúde e desporto tomaram um carácter massivo e gratuito;

 O conselho comissário do povo presidido por Lenine e composto por antigos militares comunistas decidiram pôr término a guerra entre os dois países ficando Alemanha com parte do território Russo, para Lenine este tratado correspondia a uma necessidade urgente e impreterível para a reconstrução da Rússia.
 
− A nível social 

 A nobreza e o clero eram os grupos privilegiados concentrados na sua posse 80% das terras ocupando principais postos na administração;

 A burguesia era pouco numerosa;

 O proletariado era reduzido e vivia em péssimas condições de vida e salários baixos fazendo em  11/12 horas de trabalho diário em precárias condições de saúde, higiene e habitação; 
A Revolução de 1905-1907 
Em  1904/05 a Rússia entrou em crise politica e social como consequência em decreto da guerra russo-japonesa pelo domínio da Manchúria e da Coreia. Devido a isso culminou num resultado popular no dia 22/02(domingo) que dezenas de milhares de operários marcharam de forma pacifica em direcção ao palácio de Inverno pano entregue numa petição ao Czar onde reivindicam a: 
Suspensão das multas;
Melhorias das condições de trabalho;
Aumento salarial;
Direito à greve;
Igualdade perante a lei. 

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 44
O Czar sentiu-se constrangido e ameaçado, e ordenou que as tropas atirassem contra os manifestantes causando a morte a muitos manifestantes, foi assim a manifestação conhecida como (Domingo Sangrento). Apesar do massacre a manifestação foi positiva uma vez que o Czar fez uma série de concessões democráticas:
Estabeleceu a assembleia nacional (Democrático) a quem competiu fazer as leis;
Liberdades cívicas de expansão e individualidades o que abriu caminho para a formação de partidos burgueses que iriam dirigir a revolução Burguesa na Rússia. 
Partidos mais destacados 

 Partido constitucional Democrata (K.D)- defendia o regime liberal burguês;

 Partido socialista revolucionário (S.R)- defendia a socialização dos meios de produção;

 Partido social Democrata (S.K) - mais tarde dividido em dois blocos os MENCHEVIQUES e os BOLCHEVIQUES. 
Estes partidos eram vigiados ou perseguidos pelo parlamento (Democrático) no funcionamento.
A Revolução de Fevereiro de 1917 
A participação da Rússia na I guerra Mundial como aliado do entente, apareceu a revolução, o exercito externo mal preparado e sofria pesadas derrotas, a Rússia sofre uma crise económica pela falta de aliimentos, aumento dos preços, dos impostos e desemprego. As populações descontentes reclamavam o fim da guerra e o derrube do Czar. 
Em Fevereiro de 1917, manifestantes populares e soldados desertores tomaram a cidade de S. Petersburg, protestando contra o regime de Czar exigindo o fim da guerra. O Czar foi deposto e formou-se um novo governo provisório liderado por LVOV apoiado por liberais e socialistas moderados, a revolução estendeu se por todo país e o Czar foi obrigado a obedecer. 
A revolução de Fevereiro triunfou. Só que mais tarde este governo provisório liderado por LVOV mais tarde foi dirigido por KRENSKY. 
  Decisões 
Os governos constituídos na sequência da revolução tomaram decisões importantes como: 

 Abolição da pena de morte;

 Abolição das diferenças assentes na raça e na religião;

 Convocação de uma assembleia constitucional;

 Continuação da Rússia na I G.  Mundial;

 Amnistia aos presos públicos e exilados. 
     

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 45
Os revolucionista de Fevereiro defendiam a instauração de um regime liberal burguês à semelhança  dos países ocidentais. 
Tarefas 
Caro estudante depois de uma longa leitura certamente que foi assimilada a matéria, para tal, responda as questões que se seguem. 
1) A pós a uma leitura sobre esta lição que está em volta da Revolução Russa de Outubro, em Fevereiro de 1917 manifestantes populares protestaram contra o regime de Czar. 
a) Quais foram os factores da eclosão da revolução de Fevereiro de 1917. 
2) A vitoria socialista da revolução de Outubro o mundo dividiu-se em dois sistemas opostos: 
a) Identifique-os 
b) Dezenas de milhares de operários marcharam de forma pacífica numa petição ao Czar, o que eles  reveindicavam. 
3) Durante a formação da União das Republicas Socialista Soviéticas foi instituída a primeira constituição da Republica Socialista Federativa da Rússia com aliança  militar económica e diplomática existente entre outros estados submetidos do império Russo onde Lenine aprovou o principio de um novo estado Federal. 
a) Como foram  estabelecidos os princípios  aprovados por Lenine. 
b) Que motivos levaram Lenine a alterar o programa do Comunismo de Guerra. 
c  )   Quais foram os resultados da Nova Politica Económica? 
A formação da União das Republicas Socialistas Sovieticas 
Em 1918 após o triufo da revolução foi instituida a primeira constituição da Republica Socialista Federativa da Rússia com aliança militar económica e diplomática existentes entre  outros estados  submetidos do império Russo onde Lenine aprovou o principio de um novo estado federal em que foi estabelecida e baseado em:

 Igualidade de direitos;

 Planificação da economia nacional e defesa;

 Autonomia na educação, saude publica e segurança social. 

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 46
Em Janeiro de 1924, foi ratificada a base da constituição da União das Repúblicas Socialista Sovieticas (URSS) elaborada pela delegação do congresso da Russia, Ucrânia, Bielo Rússia e da Federação da transcaucácia (azerbeijão, Arménia e Geórgia). 
Com este embrião foram se agregando outras repúblicas independentes, com esta formação da União Sovietica ja se ia constituindo primeiros passos daquilo que seria o mundo socialista do leste europeu após a II Guerra Mundial.
O desenvolvimento sócio-politico de alguns paises depois da Iª guerra Mundial (1918-1929)
A Crise Económica Mundial de 1929-1933
OS EUA ATÉ 1929 
Os EUA estalou uma gravissima crise económica que se alastrou rapidamente pelo resto do mundo e em especial pela Europa, que constituiram uma crise em torno do nivel financeiro, politico, social, moral e psicologico que colminou com os acontecimentos que precipitadamente se produziram entre 1930 e 1936.   As  consequências imediatas de todas actividades se ressentiram de uma forma decisiva e uma rapida evolução que teve origem nos Estados Unidos. A economia  do mundo sofreu um abalo tão profundo do qual nunca se refez;   As finanças,  a custa de um grande sacrificio tinha sido estabilizado mas  ficaram imediatamente comprometidas; 
Agricultura conheceu uma fase de ruina total, o comercio nacional e internacional e as industrias viveram um periodo de franco declinio acompanhado por uma vaga de desemprego sem precedentes,  onde por sua vez os povos irremediavelmente ficaram abalados pela confiança do seu distino e futuro, esta crise abalou ainda estrutura social dos estados através do desaparecimento da classe média enfraquecida pela constante proletarização a que se sujeitou desde o fim da guerra. 
Em volta disto exacerbar-se o nacionalismo malogrado no conflito de 1914-1918 que ficou com um marco de tempestades politicas e terramotos sociais que por sua vez os regimes totalitarios aparecem singularmente reforçada e o prestigio dos chefes se consolidou e se tornou o principal factor determinante e o mesmo factor de  conflitos que então se registaram, tal que  aconteceu na Alemanha em 1933.   

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 47
O papel de Franklin Roosevelt e o˝ New Deal˝ 
 O  seu papel  culminou com avitória eleitoral do  partido democrático eleito  presidente dos Estados Unidos (Franklin Roosevelt)  que iniciou uma nova vida americana, caracterizada pela ideia predominante da industrialização que contribuiu para a melhoria  e elevação do nivel de vida dos trabalhadores.  Para que atinja este objectivo foi necessário aumentar os preços e diminuir a produção, com intervenção directa do estado nas actividades industriais e bancárias o que levou a criação de grupos financeiros eficientes. Para tal o estado interveio activamente na divisão da riqueza nacional e na sua aplicação alugando terras disponiveis, mandou lavrar e semear, realizou também obras importantes  públicas para a cabar com o desemprego. 
Com acrise de super produção existente o estado não hesitou em comprar e destruir stocks de produção para asua sustentação. A adopção destas medidas coube a Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), que inaugurou a cahamada “Nova Era” (New Deal, em inglês), apesar de protestos da imprensa e outros círculos do poder, que consideravam as medidas do seu plano económico de anticonstitucionais, Roosevelt enfrentou os seus inimigos sem vacilar, os resultados deste plano e reconduziram a quatro mandatos consecutivos, tendo como exemplo único da politica norte- americana. 
A Itália  Após a I Guerra Mundial 
A Itália após a I Guerra Mundial asua situação economica-social era precária devida aguerra, a sua moeda desvalorizada, a inflação fustigava a economia, o desemprego, adivida externa aumentou, as greves dos operários e dos camponeses que chegava ao extremo de ocupar fábricas e grandes propriedades, influenciadas pelas reformas da Russia. 
A Itália abraçou um regime politico que veio a ser conhecido como FASCISMO, este regime era contra o capitalismo de livre concorrência (Laissez Faire) e contra o Socialismo. Assim, o sistema capitalista mantinha-se, sendo o estado a definir as leis do mercado. Acreditava-se que com este regime não existiria luta de classes sociais (Burguesia vs Proletariado), pois elas unem- se para o bem da nação - Estado. 
Origem do Fascismo na Itália 
O nascimento do Fascismo na Itaília, pode se explicar pelo sentimento nacionalista que despertou nos Italianos, pelos seguintes factores: 

 A Itália apesar de ter estado ao lado dos aliados na IGM, não se beneficiou do tratado de Versalhes, tal como a Inglaterra e França;

 A situação sócio-económica precária do Pós-IGM;

 A vergonhosa derrota das tropas Italianas na Etiópia; etc. 
O partido Facista liderado por Benito Mussolini, cujos membros eram conhecidos por “camisas negras” ( por se vestirem de preto em sinal de luto da Itália) chegou ao poder em Outubro de

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 48
1922 quando realizou a Marcha sobre Roma (uma marcha pacífica que pressionou o Rei Vitor Emanuel  aconvidar Mussolini a formar um governo). O Fascismo consolidou-se nas eleições fraudulentas de 1924 quando o partido fascista conseguiu uma maioria parlamentar, e tomou uma série de medidas que impuseram na Itália um regime Totalitarismo comandado por uma Ditadura Militar. 
O regime de Mussoline apesar da sua violência ganhou simpatia de católicos, pelo facto de ter assinado o Tratado de Latrão (1929), que concedia um território independente ao Vaticano ( Cidade de Vaticano). 
Princípios fundamentais da doutrina Fascista 

 A primazia do estado ( tudo está no estado, nada contra o estado, nada fora do estado );

 O Nacionalismo ( todos devem defender os interesses da nação );

 Corporativismo (o fascismo proclama a união entre patrões e o operários no interesse do Estado ). 
A Alemanha após a Iª Guerra Mundial 
 A Alemanha tal como a Itália enveredou por um regime fascista, mas devidas as suas particularidades ficou conhecido como NAZISMO. 
Termina a Iª Guerra Mundial, a Alemanha, que fora o principal derrotado encontravase envolvida em numerosas crises económicas, sociais e politicas.    O nível económico, apesar dos investimentos fortes estrangeiros, estava longe de ser o que era antes de inicio da guerra o marco da moeda sofria uma inflação sem precedentes e mesmo assim havia que cumprir com as dívidas de Versalhes; 
Em torno de tudo em 1925 após a eleição do Presidente Marechal Paul Hindenburg (1847 – 1934), que tomou uma série de medidas para a recuperação economica do país e foi largamente apoiado por investimentos dos Estado Unidos, os seus ideias concduziram Alemanha ao segundo lugar na produção industrial mundial, apesar dos compromissos de Versalhes que observiam aquase totalidade da produção nacional. 
A economia Alemã em franco progresso foi duramente atingida pela depressão de 1929-1930, em virtude da sua estreita dependência em relação ao dólar norte-americano. Assim em 1933, mais de 6 milhões de operários foram remetidos ao desemprego. 
O nível Social, a agitação provocada por fomes prolongadas levava os operários a realizarem greves em quase todos os sectores de actividades. A republica de Weimar, instaurada com a aqueda de Guilherme II, não podia suster por mais tempo a avaga de revoltas que assolavam o país, mesmo recorrendo a medidas liberais, como a liberdade de associação e greve.

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 49
Manteve a estrutura capitalista com trabalho assalariado e a livre empresa, o que demonstrava um intervencionismo limitado do estado. Eliminaram se os sindicatos e as greves foram abolidos. Foram criadas propriedades familiares  a nível rural, como, meio de prender os camponeses à terra a evitar o êxodo rural. 
As industrias de baixo rendimento foram enceradas e as de grandes rendimento foram estimuladas. Para combater o desemprego foram criadas grandes obras públicas, que eu pouco tempo eliminaram este mal. 
A nível Politico 
A Alemanha abertamente as disposições de versa lhes e lançou-se com entusiasmo na produção de armamento moderno. Contem um estado totalitário e fortemente armado, um povo agitado por ideias extremadas de nacionalismo e de racismo, o exército com disciplina de ferro e uma prontidão combativo de ferro e permanente, Alemanha por volta dos anos 1939 era novamente forte potencial e capitalista da Europa e do mundo depois do E.U.A e estava mais preparado para lutar novamente pela partilha do mundo.      Origem do Nazismo na Alemanha 
O nascimento do Nazismo na Alemanha,  pode se explicar pelo sentimento nacionalista que despertou nos alemães, pelos seguintes factores: 

 A precariedade sócio-economica que se vivia devido a crise do                                     pós-IGM e crise Económica Mundial de 1929;

 As pesadas sanções impostas pelos Tratados de Versalhes; etc. 
O partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ( Partido Nazi ) liderado por Adolfo Hitler, realizou uma primeira tentativa de subir ao poder em 1923 na Marcha Sobre Munique, onde os seus principais lideres incluindo Hitler, foram presos acusados de tentativa de “Golpe de Estado”. Foi na prisão que Hitler escreveu seu livro intitulado “Mein Kampf” ( Minha Luta), que possui os fundamentos do Regime Nazista, maracadamente Racista. 
No entanto, foi nas eleições de 1930 que o Partido Nazi conseguiu 107 votos contra 77 dos comunistas, o que conferia a Hitler o estatuto de chanceler ( Chefe de Governo  ).  Com amorte de Hindemburg ( Chefe de Estado), Hitler através de um referendo, acumula os cargos de chefe de Estado e de Governo, de seguida, mandou incendiar o Parlamento e colocou a culpa no partido Comunista, tendo a partir dai banidos os partidos politicos, tornando-se assim o “Fuhrer” ( o guia )  que impôs o Regime Nazista.       

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 50
Princípios da ditadura Nazi 

 O Nacionalismo ( preconiza a união de todos os territórios de linguagem Alemã num só Estado );

 O Racismo (a defesa da superioridade da raça ariana, de que os Alemães se consideram os mais puros representantes );

 Totalitarismo ( a concepção de um Estado forte e centralizado, dirigido pelo partido Nazi ). 

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 51
Tarefas 
Caro estudante, depois de lida e percebida a lição gostaríamos que estivesse em altura de responder as questões que se seguem. 
1. De 1929 a 1923 registou se uma crise económica capitalista mundial que levou à alteração de sistemas governativos em alguns países. 
a) Qual foi o principal impacto destes países e os fenómenos ocorridos em suas repercussões. b) Refira quatro factores que favoreceram o estabelecimento no nazismo na Alemanha. 
c) Indica e explica três características ou princípios do nazismo. 
2. tendo em conta ao desenvolvimento sócio politico de alguns países após a IGM (1918- 1929) identifique os países, o nome do Líder, o tipo de regime, e as sua características: 
Completa a tabela 
Nome do Pais Nome do Líder Tipo de Regime Características  Benito Mussolini   Alemanha  Nazismo   António Salazar   
1. Quais são os principais indicadores da prosperidade económica dos E.U.A no após - guerra? 
2. Quais foram os princípios fundamentais do programa “New Deal“? 
a) Fale dos resultados deste programa 
3.  O nascimento do  Fascismo na Itália, se explica pelo  sentimento      nacionalista que despertou se em vários factores: 
4. Identifique esses factores.   
5. Descreve a relação do Fascismo e do Nazismo fase as suas grandes originalidades. 
6. Em  poucas palavras argumente sobre os princípios fundamentais da doutrina Fascista 
“Terminada a I G.M. Alemanha, que fora o principal derrotado encontrava se envolvida em numerosas crises económicas, sociais e politicas”.                     a) Fale do nível social da Alemanha a pós I.G.M.

Instituto de Educação Aberta e à Dstância 52
O Corporativismo em Portugal
O Estado novo de Salazar e a situação nas colónias Portuguesas: caso de Moçambique. 
Portugal, até 1910 tinha um regime monárquico dirigido pelo Rei D. Manuel II, no entanto, a monarquia foi substituída pela 1ª República a 5 de Outubro, pelos seguintes factores: 

 A humilhação que a burguesia e o povo português sentiu, aquando do ultimato de 1890 decretado pela Inglaterra;

 O aumento do custo de vida;

 O esbanjamento dos fundos do Estado, que os monarcas faziam em caprichos; etc. 
Foi aprovada uma nova constituição em 1911, que garantia algumas liberdades ao povo burguês, dentre elas a liberdade de expressão e de imprensa, separação dos poderes  ( Executivo, Legislativo e Judicial ), igualidade social, etc. Contudo, a 1ª República foi caracterizada por uma intensa indisciplina e violência no plano politico; e a economia era caracterizada por falta de infra-estruturas, o que colocava Portugal e sua burguesia na “cauda” da Europa, em termos de desenvolvimento económico. 
Esta instabilidade politica e a falta de infra-estruturas, não permitiram a Portugal desenvolvimento desejado pela  burguesia, que se via muito atrasado relativamente as suas congéneres do velho continente. Apesar de se ter  incrementado a rede dos caminhos de ferro, as estradas eram mal distribuídas, os portos mal equipados e amarinha mercante insuficiente para a satisfação das necessidades da economia portuguesa. 
A crise mundial dos pós-guerra também se fez sentir em Portugal, com uma  inflação intensa e com a deterioração das condições de vida dos trabalhadores. Esta situação levou, tal como na Itália e Espanha, burguesia reaccionária ditatorial que pusesse fim aos desmandos no seio do governo.   
Origem do Salazarismo em Portugal   
A situação da violência, indisciplina e atraso económico, que vivia Portugal durante a 1ª República, fez com que a burguesia portuguesa apelasse a existência de um novo governo que garantisse a ordem e prosperidade económica, tal como na Itália de Mussolini. Assim, no dia 28 de Maio de 1926 os militares dirigidos por General Gomes da Costa, depuseram a 1ª República, instalando um regime de ditadura militar de inspiração Fascista, que auto-denominou-se Estado Novo, que veio também a ser conhecido como SALAZARISMO, por alusão ao seu carismático lider António de Oliveira Salazar.       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def