Avançar para o conteúdo principal

conceito e importância DA EMPRESA

Conceito da empresa


Segundo o Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma actividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços.   

De acordo com o Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio, que produz e/ou oferece bens e serviços, com vista em geral, à obtenção de lucros.

Para o Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucros, e este, deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.

 Empresa é uma unidade econômica-social, integrada por elementos humanas materiais e técnicos, que tem objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.
Uma empresa também é um organismo, composto de meios humanos, materiais e financeiros que visam a qualquer fim econômico sejam eles a produção, a venda ou distribuição de bens e/ou serviços.


Duma forma resumida podemos definir empresa como uma organização que possui recursos humanos, financeiros e materiais e que exerce uma actividade económica de forma organizada e continua para satisfazer as necessidades dos clientes através da produção de bens ou prestação de serviço.  Empresa refere-se à implementação de um projecto ou actividade empresarial. Consiste num conjunto de ideias devidamente planeadas que resultam na implementação de actividades com objectivo de obter retornos aceitáveis ou satisfatórios.       



    Importância da empresa           


A empresa desempenha um papel muito importante na sociedade. O transporte que usamos os bens e serviços que consumimos o pão que comemos a caneta que usamos a casa onde vivemos, e outros bens, são produzidos pelas empresas. 
    A importância da empresa reflete-se na sociedade de várias formas, desde modo as empresas são importantes para:
-os seus próprios e respectivos familiares
- As comunidades onde estão inseridas.
- O governo
- outras empresas

Dum modo geral as empresas são importantes por que:                                                 ----Contribuem para programas de desenvolvimento social económico dos pais;
-Pagam impostos ao governo (esses impostos são usados, por exemplo, para as áreas sociais);
 - Trazem bens e serviços para mais perto das pessoas;
 - Interagem com o meio ambiente social;
 - Dão emprego.
 -são uma fonte para arrecadação de renda por via salários pagos;
 -são uma fonte de rendimento para os seus proprietários;

As empresas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. Nesse processo, as empresas geram lucros, criam riqueza. Essa riqueza é distribuída não só pelos proprietários, mas também pelos colaboradores, fornecedores, estado e a sociedade em geral.

Para além da importância financeira, as empresas também tem uma importância cívica. Ajudam a resolver problemas que afectam a generalidade das pessoas. Por exemplo, as empresas patrocinam iniciativas de cariz cultural, cientifico e social.
Em análise, as empresas são muito importantes na boa gestão dos recursos. Enquanto organizações profissionais garantem uma maior eficiência na gestão de recursos naturais, humanos e financeiros.
     
Mas por outro lado às empresas são constituídos por pessoas (o recurso mais valioso), recursos materiais e financeiros, recursos esses que se encontram no meio em que as mesmas operam. Para a sua sobrevivência elas devem interagir com o seu ambiente externo no qual adquirem matéria-prima serviços, capitais e, sobretudo, recursos humanos.
As pessoas são recurso mais valioso para empresas pelo facto de ser o fator chave  para a coordenação de todos os meios de produção( Além de serem a razão da criação das mesmas). As empresas promovem a concorrência entre as empresas resultando no surgimento de muitas empresas onde umas procuram serviços ou produtos das outras para o desenvolvimento das suas competências, bem como, para a criação de valor.


As empresas são muito importantes na comunidade por que estão utilizando como ferramenta o impacto que causam na sociedade, praticam sociais e ambientais que intensificam o desenvolvimento sustentável para as ações presentes sem comprometer as gerações futuras garantindo uma sociedade mais prospera e justa, um planeta mais limpo e uma qualidade de vida melhor, e precioso um crescimento econômico que favorece o progresso social e respeite o meio ambiente.
A empresa desempenha duas funções:
A função econômica: onde a empresa busca maximização de recursos financeiros investidos por seus acionistas ou proprietários;
A função social: que busca, através da distribuição da riqueza gerada, promover o bem-estar dos grupos sociais que com ela interage na sociedade.  

Resumo: A empresa é muito importante por que satisfaz as necessidades das pessoas através da produção de bens ou prestação de serviço, aumentam a economia dos pais, dá emprego à sociedade. Com objectivo de garantir o bem estar do mundo em geral.

Classificação da empresa
          
Existem varias formas de classificação da empresa.
Quanto á natureza do capital, as empresas podem ser classificadas em: privadas e públicas.
 As empresas privadas tem um caracter privado, isto é, tem donos, e orientam-se por fins lucrativos, são independentes e consolidadas.
As empresas públicas são geradas por interesses públicos, são pertença do estado, tem autonomia financeira, jurídica e patrimonial e tem fins lucrativos.

Classificação da empresa quanto à forma jurídica: dependendo dos países, as formas jurídicas de empresas mais comuns são as seguintes:
Sociedade por quotas: nas sociedades por quotas, cada uma das qual alocada a um determinado sócio; sociedade anônima: neste tipo de sociedades o capital é representado por acções, as quais não estão alocadas a acionistas específicos; sociedade em comandita: sociedade que se caracteriza pelo pela existência de tipo de sócio: os comanditários.
                                                                                                                                             Classificação das empresas quanto ao sector a que pertence: este tipo de classificação tem haver com atividade desenvolvida. A principal divisão é entre sector primário, sector secundário e sector terciário:

Sector primário: inclui as atividades directamente relacionadas com a exploração de recursos primários, nomeadamente a agricultura, pesca, a pecuária e a extração de minérios; 
 Sector secundário: refere-se às actividades de transformação e inclui as atividades industriais e de construção e obras públicas;
Sector terciário: inclui as atividades relacionadas com a prestação de serviço e com o comércio, distribuição e transportes.
Veja na tabela abaixo exemplo de sectores de actividades
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Tipos de empresas
Ramo de actividade
Sector de actividade
Fabrica de colchões
Indústria
Mobiliário
Agências de viagem
Serviços
Turismo
Instalações eléctricas
Serviços
Electricidade
Estruturas metálicas
Indústria
Metalo-mecânica
Venda de peças
Comércio
Metalo-mecânica
Oficina de batiques
Indústria
Artesanato
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        




Quanto à dimensão classificam-se: em micros, pequena Media e grandes empresas.
Os factores mais importantes para determinar as dimensões das empresas são o número de funcionários renumerados, o montante do capital investido na empresa, o consumo de energia eléctrica, as tecnologias de ponta empregues e o volume anual de vendas.
  As micro empresas são aqueles que muitas vezes empregam pessoal da mesma família e que o número de trabalhadores é muito pequeno, chegando a não ultrapassar em geral cinco pessoas. Estas empresas requerem pouco dinheiro para serem iniciadas e tecnologia muito simples para funcionar.

As pequenas empresas funcionam a partir de instalações fixas, na maioria, de carácter permanente, exemplo das casas de câmbio, cantinas e lojas. Empregam familiares, mas o número total de pessoas empregado não deve ultrapassar 20 pessoas.

As médias empresas são aquelas bem estabelecidas. Funcionam a partir de instalações permanentes e bem localizadas. São empresas que usam tecnologia avançada e empregam até 100 trabalhadores. Estas produzem para ambos os mercados: o local e o estrangeiro. São exemplos: as empresas de fabrico de calçado e de vestuário.


As grandes empresas podem empregar mais de 100 pessoas. Requere muito capital para serem criadas. Em alguns casos, resultam de medias empresas que cresceram e tornaram-se grandes. Os seus métodos de produção são especializado e automático e tem segmentos de mercado. São exemplos de grandes empresas a SASOL, a Rivers Dale, a MOZAL entre outras.          

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Classificação da empresa por sua finalidade
● lucrativa: as organizações lucrativas buscam benefícios econômicos, criam-se para produzir bens e serviços rentáveis e estão constituídas por pessoas que desejam multiplicar sua capital e obter benefícios utilidades denominadas dividendas.
não lucrativa: são as que, não perseguem fins de lucro. Manejam recursos, obtém benefícios, mas não obtém utilidades.
Sua finalidade é comumente assistencial, educativa, cultural, intelectual, social ou  recreativo se fins utilitários.

Por sua actividade:

● Industriais: são as que realizam actividades de transformação recebem insumos ou matéria-prima e lhe agregam valor, ao lhe incorporar processos.
Indústria tem numerosas actividades de acordo com seus processos de informação. Estas podem ser: têxtil, electrica, química, cinematográfica, entre outros.
comerciais: compra bens ou mercadorias a venda posterior.
Só realizam processos de intercambio, são estabelecidos que se dedicam a compra e venda. Agrupam o valor de distribuição ou a disponibilidade.
Agrícolas: Ganadeiras, de pesca ou silvícolas, são as dedicadas a qualquer das actividades de gado, pesca ou silvícola.
Serviços: comercializam serviços profissionais ou de qualquer tipo.
Caracterizam-se por levar a cabo relacione e interações sem importar os atributos físicos.
Os serviços são relacionamento, negociação, comunicação. Um serviço é uma ideia, é uma informação ou assessoria.


  



    



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def