Avançar para o conteúdo principal

Posição dos elementos do VI GRUPO principal na tabela periódica

 Posicao dos elementos do VI Grupo pricncipal na tabela periodica

Os elementos do VI-Grupo principal também são designados por calcogénios, sendo este grupo integrado pelos seguintes elementos: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).    
   Tal como observámos no grupo dos halogénios (VII-grupo A), as propriedades  físicas e químicas destes elementos também variam em função do aumento do número atómico. Os átomos dos elementos deste grupo apresentam seis electrões na ultima camada, pelo que esses elementos apresentam a valência máxima VI.    
 A tabela seguinte apresenta algumas propriedades dos elementos do VI grupo.

Símbolo
Nº  atómico
Estado de agregação
Electronega-
tividade
Massa atómica
Ponto de ebulição
     O
     8  
Gasoso  
   3,5
  16
    -183
     S
     16
Sólido
   2,6
   32
      444,6
     Se
      34
Sólido
   2,5
   79
       685
     Te
       52
Sólido
   2,1
    127,6
       990
      Po
       84
Sólido
        -
    209
         -


Com base na tabela acimas, é possível observar que o número aumenta e os valores da electronegatividade  diminuem do oxigénio ao polónio .
Ao longo do grupo, o oxigénio e o enxofre são ametais, o selénio e o telúrio apresentam características metálicas e não metálicas (são semimetais) e o polônio é radioactivo. Com excepção do oxigénio, que apresenta apenas valência II,  os restantes elementos apresentam valências II,IV e VI.  


    Ocorrência dos elementos do VI-grupo principal na natureza [1]

Recordemos que o elemento oxigénio já foi estudado na 8ª classe, sendo um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, com acerca de 20,9%  volume .  
É uma substância indispensivel á sobrivivência dos seres vivos.
Na natureza, o enxofre encontra-se em grandes quantidades nos jazigos subterrâneos e em áreas onde ocorrem erupções vulcânicas , tanto no estado livre como no estado combinado.
No estado livre forma o enxofre elementar (S), molécula composta por oito átomos. No estado combinado, existe em minérios valiosos, como por exemplo, os sulfuretos: a pirite (FeS),  a galera (PbS),  a blenda (ZnS)  e o  brilho de cobre (CuS).  
Estes minérios servem como fontes para obtenção dos respeitivos metais. Também abundam na natureza o sulfato de cálcio (CaSO) e o sulfato de magnésio (MgSO).  
O teor de enxofre na crosta terrestre é cerca de 0,1% de massa. Os maiores jazigos de enxofre encontram-se nos EUA, na Rússia, na Sicilia (Itália) e no Japão.   O selénio é pouco abundante na natureza. Oteor  de selénio na crosta terrestre equivale a cerca de 0,00006%  de massa. Aparece na natureza junto com os sulfuretos.  
  O telúrio pertence aos elementos muito pouco abundantes. Na crosta terrestre o seu teor apenas atinge 0,000001%  de massa. O telúrio é conhecido também sob a forma de mdificação amorfa e como cristais com uma cor cizenta-clara com brilho metálico.  
O polónio também é muito raro na naturteza. Trata-se de um elemento radioactivo, possuindo meia-vida que varia desde 0,298 microssegundos até 102 anos, pelo que só ocorre por produçãolaboratorial (artificial).


Obtenção industrial do enxofre 


A maior parte do enxofre consumido no mundo provém dos jazigos subterrâneos e dos terrenos vulcânicos. A extracção do enxofre livre que se encontra  em qualquer destas fontes é realizada através  do processo de calcaroni e do processo de frash.

Processo de calcaroni


Trata-se de um processo muito usado na Sicilia, onde o enxofre se encontra misturado com outros materiais á superficie, ou pequenas profundidades, consistindo em fundir o enxofre (minério) por aquecimento e utilizando o próprio  enxofre como combustivel. A massa fundida corre pelo terreno inclinado e é depois recolhida em moldes cilindricos de madeira, onde solidifica. A principal vantagem deste processo é o seu reduzido custo, mas também apresenta incoveniente, pois cerca de um terço ( ) do enxofre é desperdiçado na combustão. Para, além disso, o enxofre obtido apresenta um elevado grau de impureza.


Processo de Frash

Trata-se de um processo muito utilizado nos EUA, consistindo na introdução de tubos até ás camadas de enxofre (jazigos subterrâneos), tal como está representado afigura abaixo:




Como podemos ver na figura, introduzem-se vapores de água aquecida (160 a 180˚C) a pressão  elevada (6 atmosfera) pelo tubo mais externo (15 cm e 10 cm) com objectivo de fundir o enxofre no jazigo. Pelo tubo mais interno injecta-se ao comprimido, o qual vai borbulhar no enxofre fundido, levando á formação de uma espuma (enxofre, água e o ar). Esta espuma leve sobe pelo outro lado tubo e é escolhida em caixotes de madeira, onde o enxofre se modifica. O produto obtido tem apenas  cerca de 0,5% de impurezas e não necessita,por isso, de ser refinado.



O enxofre é um sólido amarelo, mais denso do que a água, que apresenta um cheiro caracteristico, sendo quebradiço e inslúvel na água, mas solúvel em outros solventes, como o sulfureto de carbono (CS), O  benzeno (CH),etc. É mau condotor do calor e da electricidade e apresenta duas variedades alotrópicas : enxofre monoclinico e enxofre ortorrômbico ou rômbico.


Relembremos a alotropia


Os cristais de enxofre rômbico e monoclinico são constituidos pelas mesmas moléculas (S). A diferença nas propriedades das variedades alotrópicas é condicional pela estrutura diferente dos cristais. Observa a figura abaixo:


O enxofre rômbico é obtido através da evaporação dos liquidos que contêm enxofre, que fundem á temperatura de 112,8˚C, sendo  a sua desnsidade de 2,07 g/cmᵌ. O sistema rômbico tem a forma de octaedro.
O enxofre monoclinico obtém-se através do arrefecimento lento do enxofre fundido. Este funde á temperatura de 119,3˚C, é estável apenas a temperaturas superiores a 96˚C  e  tem uma densidade de 1,96 g/cmᵌ.
   A temperaturas baixas, os cristais do enxofre monoclinico tornam-se mais claros,transformando-se em enxofre rômbico.
   A cadeia de transformação do enxofre pode ser representada  da seguinte forma :

                        
Enxofre sólido 1͢,5˚C  enxofre liquido 2͢60˚C enxofre viscoso 30͢0˚C
ᵃᵐᵅʳᵉᴸᵒ                              ᵃᵐᵃʳᵉᴸᵒ                                                                                                                                                       Enxofre liquido  44͢5˚C vapor de enxofre
         vermelho-escuro)
        


• o enxofre reage com o hidrogѐnio, formando o sulfureto de hidrogѐnio:  

         H₂₍g   +  SgHSg



• Por simplificação, na escrita da equação quimica a substância elementar enxofre ѐ representada por “S”.
• O enxofre, ao reagir com, metais, forma compostoschamados sulfuretos, como por exemplo: Fes   + SS  → FeSS                                                           Q= - 94,2 Kj
• o enxofre reage com o oxigѐnio formando  o diόxido de enxofre (SO) e o triόxido de enxofre (SO).



O enxofre ѐ largamente utilizado no fabrico de ácido sulfurico, sulfatos e sulfuretos, bem como no fabrico de fόsforos, elementos pirotѐcnicos e na vulcanização da borracha. O processo de vulcanização confere á borracha maior dureza e resistência ao calor.
  Na agricultura, ѐ usado no fabrico de insecticidade que combatem os fungos que atacam as culturas de algodão  e as videiras, por exemplo.
Na mediscina, o enxofre emprega-se no fabrico de pό sulfidrico e de pomadas usadas no tratamento de doenças de pele, como ppor exemplo a sarna, a tinha, etc.


                                               Compostos de enxofre


Oxidos de enxofre                                                                         

                                                           

o enxofre forma dois όxidos: SO e SO. O diόxido de enxofre (SO) ѐ um gás incolor, com cheiro sufocante que provoca tosse, sendo mais denso do que o ar.
Este όxido pode ser obtido pela oxidação (combustão) directa do enxofre, de acordo com a seguinte equação:

                            Sg  +  O  → SO₂₍g

Tambѐm pode ser obtido pela ustulação (calcinação) da pirite (FeS). Ao aquecer a pirite na presença de oxigѐnio obtѐm-se SO, entre outros produtos, tal como ѐ ilustrado na equação da reação quimica:

4FeS₂₍g + 11O₂₍g   → 8SO₂₍g + 2FeO₃₍g          Q= -3441,5 Kj

As duas reacções  de obteção de diόxido de enxofre são reaçoÕes  redox, isto ѐ, ocorrem com avariação dos nÚmeros de oxidação de átomos de pelomenos dois elementos que participam na reacção.
O diόxido de enxofre reagem com a água, formando ácido fulfuroso (HSO). Este ácido ѐ muito instável, decompondo-se facilmente em SO e HO.

                         SO₂₍g  +  HO   → HSO₃₍ag

O diòxido de enxofre ѐ usado na produção do ácido sulfurico e tambѐm como desifectante e agente branqueador de tecidos de seda e lã, devido ao facto de combinar facilmente com corantes.
O triόxido de enxofre (SO)  ѐ um gás incolor com cheiro penetrante e veneneso, sendo soluvel em água. Este όxido ѐ obtido apartir da reacção entre o diÒxido de enxofre    com oxigѐnio.

                         2SO₂₍g  +  O₂₍g  → 2SO₃₍g                     Q= -189,2 Kj


Note: o significado das duas setas será explicado na unidade seguinte.

O triόxido de enxofre reage com água, libertando uma grande quantidade de calor e formando ácido sulfurico. 

                       SO₃₍g  +  HO  →  HSO₄₍aq                   Q= -88 Kj


                   Acidos de enxofre     
O ácido sulfúrico ѐ um liquido incolor, inodoro, oleoso, muito denso (atingindo uma densidade de 1,8 g/cmᵌ), e bem solúvel em agua. Ao dissolver-se em água liberta grande quantidade de calor, pelo que o processo deve ser feito com muito cuidado.          
Ѐ também muito corrosivo e causa queimaduras graves na pele.




Na produção de acido sulfúrico, recorre-se actualmente ao método de contacto.
As principais fases deste processo são: 

● produção de dióxido de enxofre pela combustão de enxofre   ou de sulfuretos (FeS):


Sg  +  O₂₍g   → SO₂₍g

● oxidação do dióxido de enxofre:
                      VO
SO₂₍g + O₂₍g → 2SO₃₍g                                      Q= - 189,2 Kj
●combinação do trióxido de enxofre com agua:   
SO  +  HO  → HSO                                        Q= - 88 Kj

Esta reação ѐ extremamente exotérmica, libertando calor suficiente para decompor o acido sulfúrico formado.
 Em virtude de a dissolução directa do SO em agua ser muito energética e provocar perdas de ácidos sulfúrico ,dissolve-se o SO acido sulfúrico concentrando, permitindo  a formação do acido sulfúrico fumegante ou oteum (HSO), O qual reage com agua, formando acido sulfúrico a 98%:

SO₃₍g  + HSO₄₍conc → HSO₇₍

HSO₇₍  +  HO → 2HSO₄₍CONC



                   Priedades quimicas do acido sulfúrico
O ácido sulfúrico reage com metais activos, com bases e com óxidos básicos( óxidos metálicos), formando sais:
● reação com metais activo:
                    HSO₄₍dil.  +  Mgg  → MgSO₄₍aq  + H₂₍g
● reação com óxido metálico:
HSO₄₍dil.  +  NaOs  →  NaSO₄₍aq  +  HO

● reação com base:
HSO₄₍aq  +  2KOHaq  → ↓KSO₄₍aq +  2HO



                      Aplicações do ácido  sulfúrico 
Grande parte da produção mundial de ácido sulfúrico ѐ utilizado na indústria de fertilizantes. Para além, disso, esta substancia ѐ igualmente aplicada na produção de tintas, papel, corante, detergentes, plásticos e explosivos. Na indústria metalúrgica ѐ utilizado para remover a ferrugem, bem  como na preparação de soluções para baterias  de automóveis, entre outras Aplicações.



            Ácido sulfidrico (HSaq)
O acido sulfidrico ѐ   uma solução aquosa de sulfureto de hidrogѐnio.      
O sulfureto  de hidrogenio pode ser obtido no laboratόrio apartir da reação entre o sulfureto de ferro e o acido cloridrico, de acordo com a seguinte equação:
           FeSg + 2HClaq → FeCl₂₍aq +  HSg
O sulfureto de hidrogѐnio, que ѐ uma sustância gasosa, dissolve-se em água, formando a solução aquosa denominada acido sulfídrico.
               HSg  +  HO → HSaq
Sulfureto                              acido
De hidrogenio                       sulfidrico


                                            
O carácter acido da solução obtida pode ser identificada através de indicadores, o acido sulfídrico em solução aquosa dissocia-se em iões hidrogênio (H)  e iões  sulfuretos (S²¯). Os iões sulfureto podem ser identificados a partir da reação com iões de chumbo (Pb²), formando um precipitado de cor preta, de acordo com a equação:
      Pb²⁺₍aq  +  S²¯aq → PbS↓
                                           Precipitado
                                                          De cor preta

O sulfureto de hidrogênio ѐ um gás que ocorre na natureza nos gases vulcânicos e nas águas fontes minerais, formando-se também durante a decomposição de proteínas de animais e plantas mortos e durante a putrefacção de alimentos.
    O sulfureto de hidrogênio ѐ um gás incolor, extremamente tóxico, com um cheiro característico, que faz lembrar ovos podres. Ѐ mais denso que o ar e muito venenoso, pois a respiração prolongada do ar contaminado por esse gás provoca intoxicação graves, ao ser exposto ao ar, o sulfureto de hidrogênio arde com uma chama azul, produzindo dióxido de enxofre e vapores de aguas, segundo a equação química seguinte:     
                          2HSg  +  3O₂₍g  → 2SO₂₍g + 2HOg


● o acido sulfidrico reage com todos os metais, excepto o ouro (Au) e a platina (Pt), formando sais denominados sulfuretos que  apresntam  várias cores, de acordo com as seguintes equações  químicas:
            
+
           Cuaq  +  HSaq  →  CuS↓ + H
                                                 Precipitado
                                                                De cor escura

+
Sbaq  +  HSaq → SbS↓ + H
                                                Precipitado
                                                                De cor laranja


A seta virada para baixo, á direita do composto (CuS↓), indica que se formou um precipitado. A seta para cima, também á direita do composto (H↑),indica que a substância que se formou ѐ um gás que se liberta.

● reage com sais, formando sulfuretos insolúveis (precipitados), geralmente corados:

HSaq + Zn(NO)₂₍aq → 2HNO₃₍aq + ZnS↓
Precipitado
De cor branca


HSaq↓ + CdCl₂₍aq↓→ HClaq↓ + CdS↓
                                                         Precipitado
                                                                           De cor amarela



             Sais de enxofre e suas aplicações    
Tal como já estudamos na unidade 1, os sais são compostos formados por um catião metálico e um radical ácido.             
Os sais do acido sulfúrico denominam-se sulfatos e os sais do acido sulfídrico denominam-se sulfuretos. Os sais do acido sulfuroso denominam-se sulfitos.
A seguir, apresentam-se os sais mais importantes:
●sulfatos: NaSO; KSO;CaSO;CuSO;(NH)SO;
● Sulfuretos:NaS;CaS;KS, entre outros;
Sulfitos: NaSO; CaSO; KSO, entre outros.

O sulfato de sódio (NaSO) ѐ usado no fabrico de vidro, e o sulfato de potássio (KSO) ѐ usado como adubo.
O sulfato de cálcio (CaSO) ѐ muito abundante na natureza, sendo utilizado no fabrico de cimento, como adubo e, na medicina, como gesso.
O sulfato de cobre(CuSO) ѐ usado no fabrico de tintas, na preparação de outros compostos de cobre e também como fungicida.


[1]

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def