Avançar para o conteúdo principal

Reprodução das plantas

Reprodução é a capacidade que os seres vivos tem de dar origem a descendentes semelhantes  a si.

Topos de reprodução das plantas
As plantas possuem 2 tipos fundamentais de reproducao: assexuada e sexuada.

1. Reprodução assexuada- é também chamado de multiplicação vegetal.
Ocorre sem a fecundação . Um único indivíduo dá origem a outra com os mesmas características genéticas.

Importância dá reprodução assexuada
O homem utiliza os processos dá R. Assexuada para obter com facilidade um grande N° de plantas iguais a uma planta original com características valiosas.

Técnicas de R. Assexuada

• estacaria
• mergulhia
• enxertia
• cultura de tecidos

Reprodução sexuada- ocorre com a fecundação. Novos indivíduos surgem
A partir da união de gâmetas masculinas presentes nos grãos de pólen com gâmetas femininas presentes no óvulo.

Importância dá R. Sexuada
• permite a variabilidade genética, isto é, os descentes são diferentes são diferentes entre si,o que pode permite maior adaptação as alterações do ambiente

Polinização -é a transferência dos grãos de pólen dá antera de uma flor para o estigma de outra flor.

Topos de polinização
1. Polinização directa- os grãos de pólen são depositados no estigma dá mesma flor .
2. Polinização cruzada- os grãos de pólen são transmitidos para estigma de outra planta, com ajuda de agentes polinizados.

Agente polinizadores - são aqueles que auxiliam na dispersão dos órgãos de pólen .
• pássaros, vento, água, insectos,etc.

Espero, ter ajudado muito pra voz ....
Paulo Joaquim Massingue

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def