Avançar para o conteúdo principal

Posicao dos elementos do VI grupo principal da tabela periódica

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objectivo fazer uma breve síntese sobre o Enxofre e os elementos do grupo VI-A, e no trabalho encontram-se alguns dos temas relacionados ao grupo VI-A a saber: Elementos do grupo VI-A, Enxofre como representante do grupo VI-A e Compostos do enxofre. Na realização do presente grupo procurei a maior fidelidade possível.ELEMENTOS DO GRUPO VI -A

I. VISAO GERAL DO VI GRUPO PRINCIPAL DA TABELA PERIÓDICA
O grupo VI è mais um grupo dos calcogéneos. Calcogéneos é o nome dado aos elementos pertencentes ao VI grupo principal da tabela periódica.
Quais são os elementos que pertencem a este grupo? Fazem parte deste grupo os seguinteselementos: Oxigénio (O), Enxofre (S), Selénio (Se), Telúrio (Te) e Polónio (Po).
II. OCRRÊNCIA DOS CALCOGÉNEOS NA NATUEZA
De que forma ocorrem estes elementos na Natureza? Estes elementos ocorrem de diversas formas. Conforme ilustra a tabela a seguir.
Tabela 1: Ocorrência dos elementos do grupo VI-A
ELEMENTO
OCORRENCIA NA NATUREZA 
Oxigénio
No estado livre, existe emforma de moléculas diatómicas, sendo o elemento mais importante e mais abundante nos calcogéneos na natureza.
No estado combinado, ocorre em muitos compostos, como é o caso da água (H2O), em óxidos, nas rochas, na areia em forma de dióxido de silício (SIO2), em minerais como a Magnetite (Fe3O2), etc.
Também se encontra em forma de sulfato de magnésio, de cálcio (gesso e anidrite) e também emdepósitos vulcânicos e em sais oxigenados, como é o caso do carbonato de cálcio (CaCO3).
ENXOFRE
Ocorre em alguns compostos de carvão e de petróleo e em muitas substâncias orgânicas como é o caso das proteínas
SELENIO
Ocorre em vestígios de plantas e em sulfuretos
TELURIO
É um elemento muito raro.
POLÓNIO
É um elemento raro e radioactivo.

III. DISTRIBUICÃO ELECTRÓNICA SEGUNDO BOHRObserve a tabela seguinte que mostra o símbolo de elemento, o número atómico e a distribuição electrónica dos elementos do grupo VI-A. 
Tabela 2:Distribuição electrónica.
Símbolo químico
Elemento químico 
Número atómico (Z) 
Estrutura electrónica 

K
L
M
N
O
P
O
Oxigénio
8
2
6


S
Enxofre
16
2
8
6

Se
Selénio
34
2
8
18
6

Te
Telúrio
522
8
18
18
6

Po
Polónio
84
2
8
18
32
18
6

IV. CARACTERSĺTICAS GERAIS DO GRUPO E POSIÇÃO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIÓDICA, CARACTERÍSTICAS GERAIS DO VI GRUPO
Todos elementos se encontram no estado sólido com a excepção do oxigénio, que é um gás.
A electronegatividade varia entre 3 44 e 2.0, sendo o Polónio o menos electronegativo.
O carácter metálico aumenta de cima para baixoao longo do grupo.
O número atómico aumenta com o incremento do número de camadas, isto é, de cima para baixo.






O ENXOFRE COMO REPRESENTANTE DO GRUPO VI-A
I. ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA, VARIEDADES ALOTROPICAS.

ESTADO NATURAL DO ENXOFRE
Alotropia - é propriedade que o átomo tem de existir sob forma de diversas substâncias simples
O enxofre (S, do latimsulphur ) é o representante deste grupo. É uma substancia amarela, com o numero atómico -16 (Z=16), isto é, tem 16 protões e 16 electrões, tem massa atómica – 32 (A=32) e, C.N.T.P., encontra-se no estado sólido. É um elemento químico não metálico, inodoro e insípido.
OCORRÊNCIA DO ENXOFRE
O enxofre encontra-se na natureza em dois estados: livre e combinado.
No estado livre, existe no soloe no subsolo em forma de moléculas octactómicas (S8).
No estado combinado, encontra-se ligado a outros elementos, como é o caso do Sulfureto de Hidrogénio (H2S), Sulfato de sódio (Na2So4), Ácido sulfúrico (H2So4), Pirite ou dissulfureto de ferro (FeS2), sulfato de cálcio (gesso) – (CaSO4), em depósitos vulcânicos, em substâncias orgânicas como a albumina e em compostos do carvão e do...

LER DOCUMENTO COMPLETO 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def