Avançar para o conteúdo principal

Como surgiu o homem

COMO SURGIU O HOMEM

Para melhor podermos compreender o surgimento de um determinado fenómeno, é importante conhecer as causas primeiras que lhes deram origem. E isto aplica-se a tudo na vida.

Como não podia deixar de ser , também o surgimento da religião teve o seu inicio , com as causas, motivos e objectivos primeiros. Daí ser de primordial importância saber como é que a humanidade surgiu e evoluiu ao longo dos tempos.

CAPITULO I

Explicação cientifica sobre a origem do HOMEM

Australopithecus


O Australopithecus cujo o nome significa " macaco do sul ", apareceu há cerca de 5 a 7 milhões de anos atrás durante a era do Plioceno.
Media cerca de 105 a 115 centímetros de altura e tinha um cérebro mais ou menos do tamanho do de um chimpanzé. Os Australopitecos já andavam na posição vertical e já usavam ferramentas rudimentares, como paus e pedras , na sua forma original, isto é, sem que esses utensilios tenham sido modificados para uma determinada utilizaçao.Muito provavelmente, nessa Era, ainda não utilizavam a fala como meio de comunicação.
Durante os 2,5 milhões de anos seguintes, eles dominaram o planeta, evoluíram, criaram novos hábitos de alimentação, começaram a incluir a carne na sua alimentação, o que deu origem a altarações profundas do fóro fisiológico, nomeadamente através de uma diminuição no tamanho do estômago, ( pois a carne é mais fácil de ser digerida do que vegetais) tendo resultado também num aumento substâncial de massa encefálica. Toda essa evolução é responsável pelo surgimento numa nova espécie : O Homo Habilis. Isto é, o Homo Habilis, teve a sua origem num longo processo metamorfósico.

HOMO HABILIS

O Homo Habilis cujo o nome significa " homem habilidoso ", surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, já trabalhava as suas próprias ferramentas começando talvez por uma simples pedra ou um pau. O seu cérebro era um pouco maior do que o do australopiteco , sensivelmente, um pouco menos de metade do cérebro do Homem actual, contudo já possuía uma grande habilidade e mobilidade nas mãos.

O Homo Habilis levava uma vida nómada nas savanas, alimentava-se de carne, obtida através da caça, de frutos e outros vegetais. Alguns cientistas consideram-no apenas um Australopiteco evoluído, mas ainda dentro da mesma espécie, vindo a dar posteriormente origem ao Homo Erectus .

Homo Erectus

O Homo Erectus cujo o nome significa " homem direito ", surgiu há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.
Com uma altura já muito próxima da do homem contemporâneo, o seu cérebro tinha o tamanho um pouco superior à metade do nosso.

Quanto ao Homo Erectus , poder-se-á dizer que já possuia inteligência, tendo nessa Era passado a dominar o uso deuma das mais importantes e poderosas ferramentas que o homem conheceu até aos dias de hoje : O FOGO
A partir dessa Era, passou a manter uma estrutura social complexa e a viver agrupado em comunidade.
O uso do fogo distinguiu o Homo Erectus de todas as espécies que lhe haviam dado origem anteriormente.
Esta espécie tão bem sucedida no seu desenvolvimento , rapidamente deu origem ao Homo Sapiens .

Homo Sapiens

O Homo Sapiens ( poder-se-á dizer que é a origem da nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 250 mil anos atrás, como resultado da adaptações de Homo Erectus ao meio em que eles viviam.

Desde então o Homo Sapiens tem estado em constante evolução, aumentando o número de exemplares cada vez mais, extinguindo todas as outras espécies que se lhes opõem. Tornou-se o " animal " dominante do planeta.

A " Invasão Humana " tem inicio há 120 mil anos atrás, com uma grande erupção de um vulcão que afectou todo o planeta, estima-se que somente cerca 10 a 15 mil Homo Sapiens tivessem sobrevivido.

É o inicio a uma nova era – A Era Glacial.

Á cerca de 70 a 80 mil anos atrás, Homo Sapiens chega à Europa e passa a serconhecido como Homem de Cro-Magnon, entra em contacto com o Homem de Neandertal, gerando um conflito permanente o qual é quase sempre o Homo Sapiens que vence, o que leva a que a população de Homens Neandertais diminui-se drasticamente e levasse por completo à sua extinção há cerca de 35 mil anos atrás.
Há 30 mil anos dá-se o inicio da nova Era Glacial e é a partir daí que o homem entra num longo e doloroso processo de sedentarização começando a praticar a pastorícia e a agricultura .

CAPITULO II

Explicação da religião sobre o surgimento do Homem


A religião através do seu livro de conduta ( Bíblia ) tem a seguinte versão sobre o aparecimento da raça Humana, que é a seguinte:

Segundo o que está escrito no livro do Génesis, que é o primeiro livro da Bíblia, que faz parte do Pentateuco, isto é , um dos cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria, segundo a religião, é atribuída a Moisés - Adão foi o primeiro ser humano ao cimo da terra.

Uma nova e superior espécie criada directamente por Deus.

A narrativa bíblica, diz que Deus "fez o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o folego de vida e ...na continuação da saga, afirma que Adãonão tinha uma alma, mas que se tornou numa alma vivente.
E continuando a teoria bíblica sobre o surgimento da humanidade, tal como Adão, Eva também foi criada directamente por Deus.

Diz o texto que Deus tirou uma costela a Adão enquanto este se encontrava num sono profundo e eis que surgiu a mulher.
E assim na primeira sexta-feira, do sexto dia da Criação, quando o mundo era inocente e puro, Adão e Eva estavam vivendo no Jardim do Éden, recentemente criado pelas mãos de Deus.
Deus, havia-lhes ordenado: "Não comam da árvore do conhecimento, pois no dia em que o fizerem, tornar-se-ão mortais.
" Tiveram então duas opções: abster-se de comer o fruto da árvore e viver para sempre no Paraíso;
Ou comê-lo e serem banidos para o mundo da mortalidade.

Em apenas três horas da sua criação, comeram o fruto da dita "árvore”.
Deus permitiu que Adão e Eva permanecessem enquanto durasse o Shabat, mas quando este terminou, foram expulsos do Éden para sempre.

Esta é uma história intrigante e desperta várias questões, senão vejamos:
Deus criou dois seres humanos perfeitos e à sua imagem, sem nenhuma malícia ou "defeito" .
Ele, o Todo Poderoso, ordenou-lhes explicitamente para não comerem o fruto de uma determinada árvore. Mas mesmo assim, estas duas almas inocentes, que jamais haviam sido expostas a influências corruptoras, desobedeceram-no em poucas horas.
Poder-se-á então dizer, que é muito provável que alguma não correu lá muito bem com sua criação. Ou então, o inimaginável - havia algo de errado com o criador.
Sendo vontade do Criador que Adão e Eva vivessem para sempre no Paraíso, num estado Divino de pureza, inocência e imortalidade. Deus enganou-se redondamente em apenas três horas…
E em resposta a essa desautorização, Deus que não é vingativo disse:
"Por que o fizestes, morrerão, comerão o pão pelo suor dos vossos rostos, e tu Eva ,em dor darás à luz."…

O papel atribuído à mulher na Bíblia é que ela é um mero complemento do Homem, e a expressão "tem de tornar-se uma só carne", denota o tipo de vínculo que deveria existir entre ambos.
Adão e Eva geraram CaimAbel e Set, e mais umas dezenas outros filhos e filhas.

Segundo a bíblia, pese embora o facto de Adão e Eva terem cometido o pecado de ter comido o fruto proibido, eles terão vivido 930 anos. Contudo Deus que não é vingativo por eles não terem acatado a sua ordem,condenou toda a humanidade , privando-a da perfeição e da perspectiva de vida infindável.
Incrível, não é?

Em qual das versões você acredita?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento - conhecimento- É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento. Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo. Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo. Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método Sem organização das palavras Ou as informações não seguem nenhuma metodologia Ex: a Estória que nós contam em casa É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método. História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método. A pergunta é Como desenvolve se o conhecimento cientifico: Daí surge duas teorias antagónicas Continuismo e descontinuismo ou ruptura. Continuismo É uma doutrina ou corrente filosófica que def