Avançar para o conteúdo principal

Como era a África antigamente


África é o continente com a mais incrível história que conhecemos no mundo, comparável apenas à História da Ásia. É um continente em que os egípcios já tiveram uma época de dominação e, mais tarde, viveram épocas e séculos convulsos de colonização europeia e independência dos mesmos.

África é considerada como o continente onde os seres humanos nasceram, a origem de todos, o continente que deu lugar ao primeiro homem, o Homo sapiens, há mais de 190,000 anos. Desde então, têm sido várias civilizações que passaram ou foram assentadas na região, de destacar os egípcios, os primeiro de todos eles, com o império formado em torno do Rio Nilo, em seguida, o fenícios, os romanos, os árabes e finalmente ... a época da colonização em África.

Por volta dos anos 600 a.C. os fenícios percorreram a costa de todo o continente Africano desde o Mediterrâneo até o Oceano Índico com relevância para o comércio na região, nos primeiros anos de nossa era chegado ao seu mais alto nível, com o tráfico de ouro, marfim, principalmente para a vida selvagem que viajavam para Roma a Coliseu, bem como o comércio de escravos. O nome de África provém desta época, quando os romanos a baptizaram assim. 

No Século VII, foram os árabes que conquistaram o continente, principalmente no norte, rota através da qual chegaram a Europano início do Século VIII, quando o continente foi dividido em duas partes, o norte islâmico e o sul. 

Durante Século XV até o século XIX foram se formando as fronteiras dos países que hoje em dia conhecemos, é o caso do Reino do Congo, República do Congo, Angola, Camarões, Nigéria, Níger, Chade, todos estes países foram formado-se alguns deles por acção local e outros por colonizações de outros países como a Alemanha e a Holanda, na Tanzânia, na África do Sul, a Bélgica no Congo, Portugal em Angola,Moçambique, Guiné Bissau, S. Tomé, Cabo Verde, o Reino Unido no Quénia e na África do Sul bem como, incluindo o Norte África e a acção da Espanha.

África é um continente que foi dividido pelos países europeus, um continente que tinha zonas da Itália, da Alemanha, do Reino Unido, da Holanda, da Espanha, da Bélgica, de Portugal ... Todas eles tinha uma parte do continente, uma colonização que no século XIX teve a sua máxima extensão, e viu que, após a I Guerra Mundial agravou muito mais, mas também durante o século XX iniciou o processo de descolonização, o que acabou com à dominação europeia em África. 

Após a II Guerra Mundial, África tinha apenas quatro países independentes, a Libéria, o Egipto, a Etiópia e África do Sul, mas no momento em que começam a acontecer independências aLíbia quebrou o gelo, separando-se da Itália em 1951 sob os auspícios da ONU, depois foi o Gana e o resto dos países Africanos perceberam que era o momento certo, e nos 30 anos seguintes tiveram a independência dos restantes países para completar o actual mapado continente, onde se fala mais de uma centena de línguas diferente e em que cada país tem pelo menos mais de 3 línguas, contando os dialectos.

Actualmente, África é o continente mais rico em recursos naturais e o mais pobre do mundo, a acção dos países europeus durante os séculos XIX e XX, neste continente podem ser considerados espoliação, e deixaram bastante deteriorado, apesar de seu clima, das suas paisagens, da sua natureza e as suas praiasestão a fazer com que o turismo seja uma fonte de economia dos mesmos, trazendo riqueza e gerando emprego através da construção de hotéis, apartamentos e infra-estruturas, bem como o investimento estrangeiro e a expansão do turismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho No Módulo 1, você aprendeu que mitos são convicções ou ideias pré – concebidas e amplamente disseminadas, mas falsas, sobre certos aspectos da vida. Podem-se construir mitos sobre: O trabalho A superioridade racial; Uma sociedade sem classes; A perfectibilidade humana; A alimentação; A aquisição de conhecimentos empresariais ou de liderança.   Para discussão do conteúdo dos mitos sobre natureza do trabalho, vamos analisar em conjunto uma história da vida real conforme o relato a seguir:   A história dos dois irmãos gémeos Uma pessoa encontra um jovem sujo, mal educado e bêbado e pergunta-lhe: O que se passa contigo?… Andas sujo, falas tão mal e por cima és um bêbado! O jovem responde: Saí ao meu pai. Ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe… Eu não tive outra h...

Posição dos elementos do VI GRUPO principal na tabela periódica

  Posicao dos elementos do VI Grupo pricncipal na tabela periodica Os elementos do VI-Grupo principal também são designados por calcogénios, sendo este grupo integrado pelos seguintes elementos: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).        Tal como observámos no grupo dos halogénios (VII-grupo A), as propriedades  físicas e químicas destes elementos também variam em função do aumento do número atómico. Os átomos dos elementos deste grupo apresentam seis electrões na ultima camada, pelo que esses elementos apresentam a valência máxima VI.      A tabela seguinte apresenta algumas propriedades dos elementos do VI grupo . Símbolo Nº  atómico Estado de agregação Electronega- tividade Massa atómica Ponto de ebulição      O      8   Gasoso   ...