Avançar para o conteúdo principal

inferência imediata por oposição


Introdução

O presente trabalho a qual é realizado no âmbito da cadeira de filosofia, foi me proposto um tema que fala acerca de inferências imediatas na parte de oposição das proposições, onde abordarei os quatro tipos de oposição de proposições que são: contraria, subcontrária, subalterna e contraditória.
A oposição procura obter uma outra proposição partindo da proposição que já temos, somente variamos a qualidade como também podemos variar a quantidade.
Cada oposição apresenta uma forma distinta de outra mostrando uma variedade de variação de uma proposição, estabelecendo as leis para que o raciocino seja coerente.

Objectivo geral

ü  Analisar a inferência das proposições por oposição 

Especifico

ü  Compreender as proposições contrarias
ü  Apresentar a lei das proposições contrarias
ü  Alumiar proposições subcontrárias
ü  Apresentar a lei das proposições subcontrárias
ü  Falar das proposições subalternas
ü  Apresentar a lei das proposições subalternas
ü  Explicar as proposições contraditórias
ü  Apresentar a lei das proposições contraditórias

Metodologia

Para a realização do presente trabalho foi usada uma pesquisa bibliográfica, a referencia bibliográfica  do presente trabalho baseou-se na obra Manuel Biriate.

Estrutura

O presente trabalho encontra-se estruturado da seguinte maneira: Introdução, objectivos , desenvolvimento e conclusão.

       


 

Inferência imediatas por oposição

Falando das inferências imediatas, estamos a de uma conclusão que se extrai a partir uma única premissa ou proposição.
A oposição consiste precisamente no processo de passar de uma proposição a outra, a qual apenas difere da primeira na qualidade e/ou na quantidade. Existem, assim, quatro tipos de proposições  que resultam deste processo: contrárias, subcontrárias, contraditórias e subalternas.

Proposições contrarias( A e E)

São duas proposições universais que, tendo o mesmo sujeito, diferem apenas na qualidade. Exemplo: todos os homens são mortais(A); nenhum homem é mortal (E)

Leis das proposições contrarias

Duas proposições contrarias não podem ser verdadeiras simultaneamente, mas podem ser ambas falsas.
Exemplo: todos os africanos são negros (A) e nenhum africano é negro(E) estas duas proposições são contrarias e ambas falsas.

Proposições subcontrárias

São duas proposições particulares que, tendo o mesmo sujeito, diferem na qualidade.
Exemplo: alguns animais aquáticos são mamíferos(I); Alguns animais aquáticos não são mamíferos(O)

Lei das proposições subcontrárias

Duas proposições subcontrárias podem ser simultaneamente verdadeiras; todavia, não podem ser simultaneamente falsas: se uma é falsa, a outra proposição é verdadeira.

Proposições subalternas

São duas proposições que apenas diferem  na quantidade: todos os homens são mortais(A) e alguns homens são mortais( I); ou nenhum homem é mortal(E) e alguns homens não são mortais(O).

Leis das proposições subalternas

Os dois exemplos anteriores mostram-nos que sempre que a proposição universal for verdadeira, a particular também será; se a universal for falsa a particular pode ser verdadeira ou falsa. Por outro lado, e como consequência, quando a particular for falsa, a universal também será necessariamente falsa; quando a particular for verdadeira o valor da universal poderá ser verdadeiro ou falso.

Proposições contraditórias

São aquelas que, tendo o mesmo sujeito e predicado, diferem-se simultaneamente na qualidade e na quantidade.
Por exemplo: todos os homens são mortais(A) e alguns homens não são mortais(O); Ou nenhum filosofo é louco( E) e alguns filósofos são loucos(I).

Lei das proposições contraditórias

Duas proposições contraditórias não podem ser simultaneamente verdadeiras ou falsas; se uma é verdadeira, a outra é falsa, e vice versa.   
 

 



Conclusão

O presente trabalho a qual foi realizado na cadeira de Filosofia, cheguei na conclusão de que a oposição das proposições é extremamente importante porque garante a coerência do raciocínio quando queremos variar a qualidade ou mesmo a quantidade ou as duas coisas, apresente leis e princípios fundamentais para o efeito.
De salientar que, as proposições subalternas e contraditórias são muito complexa, vejamos a lei das proposições subalterna, ela é muito complexa pois uma subordina de outra proposição, apresentei os dois casos, uma em que a  particular subordina da universal e outra em que a universal subordina da particular e as condições para subordinação de cada proposição.
As proposições contraditórias também são complexa em relação as outras porque apresenta os quatro tipos de proposições assim como as subalternas, diferente de contrarias e subcontrárias que só apresentam duas proposições.    

 

 

  

 



Bibliografia

BIRIATE, Manuel; GEQUE, Eduardo. Filosofia12ª classe. edição. Maputo. 2010. Longman editores.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho No Módulo 1, você aprendeu que mitos são convicções ou ideias pré – concebidas e amplamente disseminadas, mas falsas, sobre certos aspectos da vida. Podem-se construir mitos sobre: O trabalho A superioridade racial; Uma sociedade sem classes; A perfectibilidade humana; A alimentação; A aquisição de conhecimentos empresariais ou de liderança.   Para discussão do conteúdo dos mitos sobre natureza do trabalho, vamos analisar em conjunto uma história da vida real conforme o relato a seguir:   A história dos dois irmãos gémeos Uma pessoa encontra um jovem sujo, mal educado e bêbado e pergunta-lhe: O que se passa contigo?… Andas sujo, falas tão mal e por cima és um bêbado! O jovem responde: Saí ao meu pai. Ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe… Eu não tive outra h...

Posição dos elementos do VI GRUPO principal na tabela periódica

  Posicao dos elementos do VI Grupo pricncipal na tabela periodica Os elementos do VI-Grupo principal também são designados por calcogénios, sendo este grupo integrado pelos seguintes elementos: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).        Tal como observámos no grupo dos halogénios (VII-grupo A), as propriedades  físicas e químicas destes elementos também variam em função do aumento do número atómico. Os átomos dos elementos deste grupo apresentam seis electrões na ultima camada, pelo que esses elementos apresentam a valência máxima VI.      A tabela seguinte apresenta algumas propriedades dos elementos do VI grupo . Símbolo Nº  atómico Estado de agregação Electronega- tividade Massa atómica Ponto de ebulição      O      8   Gasoso   ...