Avançar para o conteúdo principal

Estrutura da população


Introdução

É notável que a estrutura da população divide se em etária, sectorial e profissional.
Neste trabalho a ser realizado na disciplina de Geografia iremos tratar da estrutura da população, onde iremos falar da estrutura etária, sectorial e profissional.
A estrutura etária da população compreende a repartição da população por idades e por sexos. Na qual encontramos as três faixas etárias da população, partindo dos Jovens, Adultos e Velhos. É importante fazer o estudo da estrutura etária da população pois nos permite conhecer e compreender com clareza a historia demográfica da de um país ou de uma região, para além de fornecer dados importantíssimos para a previsão e planeamento de serviços.
Para além da estrutura etária da população temos também a estrutura sectorial e profissional, onde na estrutura sectorial repartimos a actividade económica por sectores, como: sector primário, secundário, terciário e quarternário. E na estrutura profissional repartimos a população em duas categorias: população activa e inactiva. 

Objectivo geral

ü  Analisar a estrutura da população

Objectivo específico

ü  Clarear a estrura etaria
ü  Aluminara importancia da estrutura etraia 
ü  Falarda estrutura sectorial
ü  Explar a estrutura profissioal

O trabalho tem como finalidade apresentar a variação do crescimento natural em forma de pirâmides, as actividades económicas, pessoas aptas ou, não a exercer uma actividade económica.

 



                                                            Estrutura da população

Estrutura etária da população

A estrutura etária da população compreende a repartição da população por idades e por sexos. Assim, costuma-se subdividir a população em três principais faixas etárias: jovens (0­19 anos), adultos (20­64 anos) e velhos (65 e mais anos). Com tudo, estas idades variam de um pais para outro, não havendo valores estanques.

Importância socioeconómica do estudo da estrutura etária da população

O estudo da estrutura etária da população permite conhecer e compreender com clareza a história demográfica de um pais ou de uma região, para além de fornecer dados importantíssimos para previsões e planeamento de serviços como, por exemplo: o número de indivíduos aptos para o trabalho, os efectivos em idade de procriação, a projecção demográfica, o número de indivíduos que constituem encargos sociais (crianças, idosos e deficientes) e os efectivos em idade escolar, cujo conhecimento se torna indispensável para o planeamento do sector da educação e saúde.
A estrutura etária depende do crescimento natural e da esperança de vida. A demais, as migrações, as crises económicas, guerras, epidemias, conflitos políticos e sociais influenciam também a estrutura etária da população, manifestando se assim nas respectivas pirâmides.
A representação gráfica da estrutura etária da população de um pais é feita através da pirâmide etária da população, que é um gráfico que apresenta os seguintes elementos:
1.      A base da pirâmide representa a população jovem;
2.      O corpo que corresponde a parte intermediaria e que representa a população adulta;
3.      O ápice ou topo representa a população velha ou idosa;
4.      A direita estão representados os indivíduos do sexo feminino e a esquerda os do sexo masculino;
5.      No centro estão representadas as faixas de idade da população.
        
Assim, a nivel mundial podemos distinguir tres pricnipais tipos de piramedes etarias:
ü  Pirâmide velha ou decrescente: tipica de paises desenvolvidos, são aquelas cuja longividade é elevada e onde os nascidos são raros.
Os países que pertencem a esta categoria são os países desenvolvidos e industrializados como, por exemplo, os da região ocidental da Europa: Dinamarca, Holanda, suíça, Inglaterra, etc.
       
ü  Pirâmide adulta ou de transição: fazem parte desta categoria os paises que ostentam fraca proporção de jovens e velhos, dominando assim uma populacao adulta, ou seja, intermedia e/ou estacionaria, conhecida tambem por populacao madura. São os casos  dos EUA, canada, Argentina, Portugal,etc.
        
ü  Pirâmide jovem ou crescente:  representa paises cuja a populacao é predominantemente  jovem, os quais apresentam um crescimento demografico muito forte, com medias ou elevadas taxas de mortalidade e baixa esperanca  de vida.
Neste grupo destacam se os países por vias de desenvolvimento, como Moçambique, Zimbabwe, Jamaica, etc.
                                                          

                                        Estrutura sectorial e profissional da população

Estrutura sectorial  

Ao aludirmos a estrutura sectorial da população, referimo-nos a repartição da população por sectores de actividades económicas. Assim, teremos quatro sectores de actividade: sector primário, secundário, terciário e quaternário.
Sector primário: compreende as actividades ligadas a exploração directa dos recursos naturais, compreendendo assim a agricultura, pecuária, caça, pesca, extracção florestal e mineração
Sector secundário: corresponde aos indivíduos que se dedicam aos trabalhos ligados a industria, por exemplo, indústria de construção civil e obras publicas, a industria transformadora, a distribuição de água, gás natural, electricidade, e entre outras.
Sector terciário: compreende todos aqueles que não que produzem bens materiais, nem os transformam, mas que através do seu trabalho, asseguram a manutenção ou existência de tantas outras actividades económicas. Por quanto, diz respeito a prestação de serviços, compreendendo assim o comércio, os transportes e comunicação, turismo, banca, saúde, seguros, educação.
Quaternário: engloba os trabalhadores ocupados nos serviços técnicos mais especializados, como por exemplo, os investigadores ou pesquisadores, professores universitários e financeiros.

                                                  Estrutura profissional

Do ponto de vista profissional, a população de um pais pode ser repartida em duas categorias: os activos e inactivos.
 População Activa: a população activa é toda aquela que exerce uma actividade remunerada, podendo ou não estar empregada. Por tanto, abrange as pessoas dos ambos sexos com idade legal para entrar no mercado do trabalho.
População inactiva: a população inactiva corresponde a parcela das pessoas que não exercem actividade económica, ou seja, aquelas que não exercem actividades remuneradas, como as crianças, os idosos, aposentados, estudantes, as mulheres que se dedicam aos afazeres domésticos e aos enfermos permanentes.
   



Conclusão

Como o trabalho ilustra, o crescimento natural varia no globo terrestre devido varias razões como: migrações, crises económicas, guerras, doenças, conflitos, influenciando nas pirâmides etárias.
É muito importante estudar a estrutura etária, pois, teremos como determinar a idade de indivíduos aptos a trabalhar, planear serviços, taxa de fecundidade, natalidade, etc.
Também podemos concluir que a base da pirâmide representa a população jovem, típica nos PVD'S, o corpo representa a população adulta, onde há défice de jovens velhos, o topo representa a população velha típica nos PD’S e países industrializados.
Estrutura sectorial corresponde as actividades exercidas pela população em sectores. Sector primário refere as actividades de exploração sem tecnologia, secundário refere as industria, ou seja, aplica se a tecnologia, terciário refere as actividades que não produzem bens materiais, mais sim serviços e sector quaternário que refere a trabalhos de serviços técnicos mais especializados.
No nosso quotidiano há população que não exerce nenhuma actividade económica (inactiva) e aquela que exerce uma actividade económica (activa).    

    

 

 

 

 

 



 

 


Bibliografia

ü  MANSO FRANCISCO E VICTOR RINGO, 1ª edição, 2010, Avenida 24 de Julho n° 776 Maputo, Moçambique, distribuição espacial da população e factores, Logman Moçambique. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho No Módulo 1, você aprendeu que mitos são convicções ou ideias pré – concebidas e amplamente disseminadas, mas falsas, sobre certos aspectos da vida. Podem-se construir mitos sobre: O trabalho A superioridade racial; Uma sociedade sem classes; A perfectibilidade humana; A alimentação; A aquisição de conhecimentos empresariais ou de liderança.   Para discussão do conteúdo dos mitos sobre natureza do trabalho, vamos analisar em conjunto uma história da vida real conforme o relato a seguir:   A história dos dois irmãos gémeos Uma pessoa encontra um jovem sujo, mal educado e bêbado e pergunta-lhe: O que se passa contigo?… Andas sujo, falas tão mal e por cima és um bêbado! O jovem responde: Saí ao meu pai. Ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe… Eu não tive outra h...

Posição dos elementos do VI GRUPO principal na tabela periódica

  Posicao dos elementos do VI Grupo pricncipal na tabela periodica Os elementos do VI-Grupo principal também são designados por calcogénios, sendo este grupo integrado pelos seguintes elementos: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).        Tal como observámos no grupo dos halogénios (VII-grupo A), as propriedades  físicas e químicas destes elementos também variam em função do aumento do número atómico. Os átomos dos elementos deste grupo apresentam seis electrões na ultima camada, pelo que esses elementos apresentam a valência máxima VI.      A tabela seguinte apresenta algumas propriedades dos elementos do VI grupo . Símbolo Nº  atómico Estado de agregação Electronega- tividade Massa atómica Ponto de ebulição      O      8   Gasoso   ...