Avançar para o conteúdo principal

123

*Como escolher o curso*
Bom, na escolha de curso profissional são vários e inúmeros factores que devemos ter  em conta.

Primeiro você terminou a 12classe e não sabe onde ir, que rumo seguir, qual direcção é favorável. São várias as pessoas falando e causando um estrondo (ruido) nas suas orelhas sobre possíveis cursos que você pode seguir profissionalmente. mas uma questão, essas pessoas sabem das suas reais habilidades, os seus gostos?
A resposta é,não! Mas como essas pessoas escolhem um curso pra ti sem saber os seus gostos habilidades? E que em algumas vezes nem você o dono não tem noção das suas reais habilidades e gostos que possui.
A reposta é simples, é o que eles querem te ver a ser, é desejo deles te ver como médico, engenheiro, filósofo...(sejam eles pais, amigos,  familiares, ou conhecidos quaisquer)

Agora o que eles querem que você seja, pode não ser o que você é. 

*Segundo factor- dinheiro*
O dinheiro te sido o factor decisivo na escolha de curso no nosso país e pelo mundo.
Mas porquê as pessoas não escolhem o curso pelo amor? E ontem em escolher o curso pelo dinheiro?

A resposta para essa questão é meio complexa, pois isso vai depender da situação de cada pessoa.
Imagine um pobre que vive na miséria, sofrimentos atrás de sofrimento, chega o tempo de escolher o curso, qual o curso seguiria ? Que se ganha muito ou que se ganha( pois não existe nenhum curso que se ganha pouco)  Notando a situação dele?
Pense...
Lógico que escolheria o curso que se ganha muito.
Outros escolhem porque querem ser ricos, porque pensam que ter bom salário é sinônimo de riqueza( péssimo pensamento)

Existe outros factores que concorrem na escolha de curso.

Pois então como escolher o curso?
Para escolher o curso, de acordo com tudo que eu já aprendi, está relacionado com  amor, pois o curso não é só curso, é a profissão que você deve viver, sentir, gastar suas energias. 

 No entanto, Você não está a pensar em nenhum curso que  possa  ter gosto ou amor algo que  você pode se sentir feliz e alegre, não se preocupe, isso é muito normal! Pois não teve nenhum acompanhamento para descobrir suas habilidades e você sozinho não descobriu. Então, como descobrir suas o seu curso, porque nem todos cursos são pra ti, como descobrir a sua praia? 

Se você está interessado em descobrir sua praia, precisa libertar-se dos cárcere de dinheiro, expurga esse pensamento de que o dinheiro é o factor decisivo na escolha de um curso.
Livra-se dos pensamentos alheios, porque  você será escravo da escolha de alheia.

*Etapas de escolha de um curso profissional* 
Tendo excluído os os pensamentos paradoxais à escolha  de uma formação, agora entre dentro da sua mente e explore o que você realmente gosta de fazer.

1ª etapa:
*Selecione as disciplinas que tem gosta*
As disciplinas que você gosta vão facilitar muito na escolha de um curso.

Tendo localizado às cadeias que gosta, agora está na hora de procurar os cursos que se enquadram as mesmas cadeiras.

*Enquadramento das disciplinas.*
Imagine que você gosta de matemática e física,  como iria fazer a escolha?
Bom, Primeiro procure o edital da instituição que pretenda concorrer, veja os cursos que se enquadram nas cadeiras que você gosta, Selecione todos os cursos.

Seccionado todos os cursos, como se identificar no curso?
Pois muitas das vezes as pessoas só vê o curso e pensa nas pessoas que recebem muito e são bem sucedidos no curso e pensa que você  também será muito feliz( elimine esse pensamento)

Pegue cada curso e entra na internet pesquisar o que faz um formado nesse determinado curso e tente fazer empatia, tente se sentir a trabalhar formado nesse determinado curso. E faça a seguinte questão a sua mente, esse trabalho é pra mim? Eu posso sentir-me feliz fazendo aquilo?
Se a resposta é sim, então prossiga, esse é a sua área.
E se não a reposta é não, então continue se informando a respeito de cada curso, vendo o que um profissional do determinado faz e tente se sentir fazendo aquilo pelo resto da sua vida.
Analisou todos, nenhum encaixa contigo? 
Não se preocupe, é norma, porque a base para escolha estamos a usar as disciplinas que você gosta. No entanto pode ser que as disciplinas que você domina não se encaixam no que  você realmente é. 
Nesse caso tens que excluir uma das cadeiras e adicionar uma outra, no exemplo acima usamos física e matemática em que a maioria dos cursos são de engenharia. Então, podes excluir física pelo português, fica português matemática, volte no processo enigmático, pegue cada Curso e procure se informar acerca e tente se sentir fazendo o trabalho de cada curso, até chegar no seu curso.  se o seu curso por exemplo,  é contabilidade, mas você não domina Português, então o melhor é esqueecer esse curso ? 
A resposta é não! 
Português é uma dificuldade e não impossibilidade de dominar. 
O que adianta fazer o curso das cadeiras de gosta mas, sem gostar do curso?

Análise o velho ditado chinês: todo prazer está associado a uma dor, o melhor prazer é aquele em que a dor vem antes.
Você terá prazer de tirar boas notas no curso mas depois você sentirá a dor para sempre por fazer algo que não gosta e claro, será um profissional sem criatividade, por falta de amor  a profissão.
E como consequência o *desemprego*, vai ficar a choramingando, porque você estudou para ter emprego,
*Não para ser o que  você é*

Fazendo o curso pelo amor, será muito criativo confiante e diferente, invés de você procurar um emprego, os empregadores vão te procurar e você não vai sentir o desemprego, pós o mercado precisa das pessoas como você.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho

Mitos e convicções sobre a natureza do trabalho No Módulo 1, você aprendeu que mitos são convicções ou ideias pré – concebidas e amplamente disseminadas, mas falsas, sobre certos aspectos da vida. Podem-se construir mitos sobre: O trabalho A superioridade racial; Uma sociedade sem classes; A perfectibilidade humana; A alimentação; A aquisição de conhecimentos empresariais ou de liderança.   Para discussão do conteúdo dos mitos sobre natureza do trabalho, vamos analisar em conjunto uma história da vida real conforme o relato a seguir:   A história dos dois irmãos gémeos Uma pessoa encontra um jovem sujo, mal educado e bêbado e pergunta-lhe: O que se passa contigo?… Andas sujo, falas tão mal e por cima és um bêbado! O jovem responde: Saí ao meu pai. Ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe… Eu não tive outra h...

Posição dos elementos do VI GRUPO principal na tabela periódica

  Posicao dos elementos do VI Grupo pricncipal na tabela periodica Os elementos do VI-Grupo principal também são designados por calcogénios, sendo este grupo integrado pelos seguintes elementos: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).        Tal como observámos no grupo dos halogénios (VII-grupo A), as propriedades  físicas e químicas destes elementos também variam em função do aumento do número atómico. Os átomos dos elementos deste grupo apresentam seis electrões na ultima camada, pelo que esses elementos apresentam a valência máxima VI.      A tabela seguinte apresenta algumas propriedades dos elementos do VI grupo . Símbolo Nº  atómico Estado de agregação Electronega- tividade Massa atómica Ponto de ebulição      O      8   Gasoso   ...