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Educação, emprego e assistência dos subnormais( em todos níveis)

Educação, emprego e assistência dos subnormais
Aspectos psicológicos do atraso mental
Os pais vivem angustiados por ter um filho atrasado, concorrendo para condicionar o filho num estado de angustia permanente por simbiose afectiva..
A criança esta sempre na iminência de se transformar numa “coisa” da mãe, sem voz e vontade próprias. Tal relação é ainda mais grave quando o marido deixou de ser fonte de segurança para a mãe do atrasado.
É quase sempre, diz C.kohler, um sentimento de culpabilidade insidiosa dos pais que contagia a criança de insegurança. A busca de alivio de tal tensão culpabilizante “ empurra” a mãe para a superprotecção, que é uma forma subtil de rejeição: “ não a posso amar como ela é, por isso protejo a bem”
A educação e tratamentos psicológicos dessa criança falham sempre se a significação das reacções neuróticas do atrasado para com os pais não for esclarecida
A insegurança e tensão dos pais não vêm só do sentimento de culpabilidade por se sentirem pais dum atrasado; vem também da rejeição aberta ou larvada de que são objecto por parte da comunidade.
Os pais anão aceitam totalmente o seu filho atrasado por não serem aceites pela comunidade, enquanto pais dum atrasado. Só em caos raros conseguem aceitar sem serem aceites.
Este encadeamento é mais um factor psicológico que moral e mostra que a comunidade é fonte de segurança para a família, o marido para a mulher, a mãe para criança, podendo todos, igualmente, ser fonte de insegurança
Se aparentela rejeita a família do atrasado, se o marido rejeita esposa, a situação afectiva do atrasado torna-se sempre mais precária e o atraso agrava-se
A rejeição e insegurança podem tornar varias formas
A desilusão dos próprios desejos é bastante frequente. “O filho deveria ser o continuador da casa, o espelho da família, a peca rara que a mãe mostraria ao marido, e vice-versa, e aos vizinhos, à comunidade, como prova do próprio valor feminino (a mãe) e viril( o pai), e agora eis que o próprio valor esta em causa: o filho não é uma prova, não é uma “ coisa” para convencer os outros, antes pelo contrario
O atrasado vivido pelos pais com desilusão acarreta-lhes insegurança e duvida do próprio valor. Gostariam de (o amar), mais como, se ele recusa dar-lhes valor? Poem uma condição para o amarem: que seja amais” convincente” como prova do valor dos pais
As crianças atrasadas desejam e” pedem” a todo o custo que, já que são atrasadas e cheias de limitações, lhes compensem essas deficiências com maior dose de educação afectividade e amor. E os pais bem o desejariam, mas nem sempre são capazes…
A situação de insegurança familiar agrava-se quando há só uma criança e esta é atrasada. Quando são vários filhos e apenas um deles é atrasado, os pais como se sentem compensados. No subconsciente atribuíram as deficiências do atrasado ao acaso, à” natureza”, ou até ao próprio atraso (é um preguiçoso) e a “ normalidade” dos outros filhos a si mesmos, ao seu valor humano, ao sangue… não raro um cônjuge atribui o atraso dum filho ao outro cônjuge… e estala o conflito…
À medida que falta o afecto da mãe, o atraso aumenta e a criança distancia-se ainda mais da sua idade. A carência afectiva de que os atrasados são vítimas permite afirmar que o atraso é factor de maior atraso. O que aliás esta de harmonia com as descobertas de SPITZ
Atraso mental, sintomas neuróticos e delinquência
Assim, a neurose, a anorexia, a onicofagia, gaguez, os sentimentos de culpabilidade, aparecem nos atrasos em maiores percentagens que nos outros alunos
Do mesmo modo, as reacções de inibição e medo, a apatia, o autismo, o refúgio no mundo fantasmático, segundo C.KOHLER, aparecem com muita frequência nos débeis em virtude da dificuldade de se relacionarem na família e no grupo( Revue neuropsychiatre infantile, 1965- 13, 5-5,p.324 e segs.)  noutros, observam-se sintomas de oposição, agressividade, cóleras, crises de neros, recusa de alimentos, fabulação ou mitomania, bulmia e glutonaria, roubos e perturbações sexuais.
À mesma conclusão chegaram J.J. Coreia da Silva e V. Marques Coelho, ao estudarem 814 crianças. As dislalias, a gaguez, o mutismo psicógeno, a inadaptação escolar atingiam a correlação muito significativa de 0,90 com crianças de Q.I. entre 50 e 70 (criança portuguesa, 1958, 2, p.823 e segs.)
Em bastantes atrasos adolescentes observa-se coincidência de atraso e delinquência, mas parece que já se tarata, segundo alguns autores, de traços constitucionais de personalidade. Do mesmo modo, a oposição, o roubo, o abuso de bebidas, fuga, exibição genital e feiticismo. Outros autores apontam estes sintomas como reacções à superprotecção dos pais ou a sua rejeição
Alguns adolescentes atrasados desenvolvem regressões várias: uns tronam-se passivos e dependentes (fase oral) correspondendo à superprotecção dos pais; outros encolerizáveis, auto-agressivos, ao ponto de se ferirem, ou heteroagressivos e caprichos, exigindo que as suas mães os continue a lavar para além da adolescência (fase anal sádica); outros são exibicionistas genitais, como relação aos sentimentos de castração
Os oligofrénicos ligeiros, por outro lado, caiem com bastante facilidade na delinquência
Os delitos cometidos por eles costumam ser do tipo afectivo e impulsivo, o que não admira, pois a falta de inteligência acarreta incapacidade de inibição, de freio para as tendências instintivas, além de uma falta de discernimento do valor dos actos. Tendo em conta que o oligofrénico experimenta com grande frequência e particular violência uma série de oscilações afectivas e emocionais, aumento da tristeza, irritabilidade e agressividade, compreende se a frequência com que efectua delitos de agressão contra as pessoas mesmo do tipo sexual( Santo domingo carrasco, o.c.,p,101)
Para evitar e reduzir a delinquência dos atrasados, convém organizar um sistema de medidas terapêuticas, pedagógicas e ocupacionais que lhes estimulem o sentimento do próprio valor e os ajudem a orientar as próprias energias para tarefas construtivas.
Convém notar ainda que perante a lei, os actos delituosos dos atrasados mentais de menos de 9 anos de I.M. são considerados inimputáveis, e os dos de 9 a 12 imputáveis com atenuantes.                     
Terapêutica dos atrasados
As terapêutica medicamentosas para os atrasados mentais são apenas reconstituintes do sistema nervoso, mas sem efeitos decisivos comprovados .não se conhece nenhum fármaco que aumente a capacidade intelectual; mesmo quando o médico os receita, destina-se a diminuir a angústia dos pais
Alguns medicamentos porém têm efeito sobre as perturbações afectivas que acompanham o atraso mental, dando assim melhores facilidades no uso das medidas psicológicas e pedagógicas.
Certas medidas médicas (alimentação mais cuidada, no caso da oligofrenia fenila pirúvica) destinam-se a prevenir o desenvolvimento do atraso . uma boa dieta e um ambiente higiênico podem ter certa influência sobre os atrasos ligeiros e a pseudebilidade.
Medidas pedagógicas segundo as idades
Até aos 5 anos_ tal como nas crianças normais, o período até aos 5-6 anos é da máxima importância para aquisição de hábitos básicos nas Actividades diárias.
Ao contrário das outras crianças as atrasadas só as Aprendem se forem ensinadas método de ca mente e mesmo assim muito mais lentamente daí que os pais ajudadas por educadores especializados devem ensinar a andar a alimentar-se a falar a adquirir o controlo das esfíncteres, horários metódicos, e ainda a vestir-se, alavarse,a jogar, a treinar-se no uso da vista, ouvido, do tacto, na descoberta do próprio corpo, da orientação no espaço e no tempo... e toda esta aprendizagem deve continuar se até para la 15 anos se for preciso.
Cada grupo de aquisições destas tem de ser objeto de treino metódicos, material apropriado e educadores especializados.
Aos 5-6 anos__ pelos 4-5 anos a criança entra nos institutos de pedagogia terapêutica onde continua O condicionamento e treino das mesmas e de outras habilidades básicas
as técnicas de desenho, moldagem simples, jogos de construção com material cores, recordes, jogos falados, e as noções de espaço (casa,campo,aldeia,cidade,etc) e de tempo (manhã, noite,estações, horas) são imprescindíveis.
a leitura tem importância, mas o atrasado nem sempre pode aprender a ler. Nestas instituições da se mais valor ao desenvolvimento da capacidade de viver com mais independência por isso se ensina em seções muitas vezes repetidas, porque o atrasado é lento, a usar o telefone, o correio, o Autocarro, a ir às compras, etc
Nesses centros não deveria faltar o material que a vida social oferece a criança, ou então a fase da deve ser suprida com visitas e saídas, em grupos pequenos com o educador, ao encontro da vida concreta, vida urbana corrente é um problema complicado que não aprende a resolver sozinho.
Ela está acrescentar que a maioria dos atrasados ligeiros e alguns médios pode ser educados em escolas externatos, continuando a viver com a família.
Aos 8-10 anos__ a aprendizagem pré-profissional é o segundo objetivo da pedagogia dos atrasados de gêneros e médios a partir dos 8 a 10 anos, grande parte da sua educação faz-se nas salas de trabalho, no jardim ou campo, onde vão desenvolvendo as suas habilidades manuais em que podem tornar-se bastante exímios por vezes.
Pelos 14 anos__ a pouco e pouco passarão a trabalhar em oficinas anexas ao Instituto. Não é acertado obrigaram atrasado a ocupar-se aí sempre com o mesmo gênero de trabalho mas é de toda a vantagem que se faça ir percorrendo as diversas atividades para se desenvolver integralment
Após 18 anos__ pelos 17-18anos, grande parte dos atrasados ligeiros e médios que receberam uma educação deste tipo estão aptos a trabalhar em serviços simples de montagem em Cadeia e como ajudantes de muitas outras tarefas, como vimos.
    Para se empregar em, são necessárias as chamadas oficinas empregos protegidos pela lei, em que eles sejam supervisionados recebem um salário inegociável pelos sindicatos, de acordo com o rendimento médio.
Os empregos protegidos podem pertencer as empresas, ao estado ou entidades particular, sobre o controle de assistentes sociais ou reabilitadores(T. O) e técnicos de indústria.
Os atrasados, como outros trabalhadores, precisam de trabalhar em lugares distintos da residência para terem o sentimento do ritmo de vida normal.
Assim, o ideal seria a existência de duas sériesparalelas de instituições para eles como mostra o seguinte mapa, sendo necessário prever programas para o preenchimento dos tempos livres:
Pessoal e instituições param subnormais
Um programa apropriado de educação e formação profissional e emprego para traçados exige, em princípio, as seguintes instituições, que já são realidade alguns países e estão a ser Preparadas para outros:
As equipes de pessoas para apoiar e fazer funcionar Essas instituições inclui psiquiatras, Professor ou educador, dois, assistentes sociais, enfermeira monitoras e auxiliares de educação, terapeutas ocupacionais, instrutores de oficina e de outras atividades, professores de música, educação física e religiosa.
Todos precisam de uma especialização teórica e prática para este tipo de educação.
Centros, lares e aldeias são indispensáveis sempre que a criança não possa viver em família por razões graves. Antes de se pensar enviar um diminuído Mental para um centro ou lar, devia ser estudada a hipótese de ver se, ajudada com um subsídio, a família poderia continuar com ele em casa e na Instituição já abertas. Os centros não deveriam ser muito volumosos onde mais de 30 crianças ou adolescente é demais ou muito mas o ideal é distribuídos por pequenos lares de 7 A 9 anos entregue aos cuidados de um casal ou mãe Educadora que a li faça vida de família com eles, ali dormem.e passam alguns tempos livres...
A modalidade das aldeias ou cidades de diminuídos, segundo o tipo das aldeias S.O.S..é favorecer o agrupamento de 10 ou 20 desses lares, distribuindo-os de modo semelhante a uma aldeia ou Vila organizada, na área da qual se dispõe das outras instituições de que vou falar a seguir, actualmente, porém, procura-se integrar os lugares nos bairros da população normal.
Nesses lares a educação e treino dos hábitos de Higiene e Limpeza, lavagem dos dentes, mudanças de roupa, educação a mesa, trabalhos domésticos, regras de etiqueta, etc tem de continuar pela adolescência adiante até onde foram preciso o treino em ir às compras viajar, Telefonar, visitar amigos, só acompanhado, faz igualmente parte da educação dada nesses lares
  Escolas especiais e oficinas escolares quando estas instituições destinam-se a dar aos atrasados a educação escolar oficina de que são capazes quando são um misto de escolas lugares e salas de trabalho para os atrasados de gêneros e quase exclusivamente salas de trabalho para os mais atrasados
  O programa tanto pode ser o primário adaptado, dado em cinco ou seis anos, como só uma parte precisa de ser todo ele é orientado para o concreto da vida, eu ligo campo onde os atrasados se sente mais à vontade.
Cada turma no dever não devia ultrapassar os 10 alunos desse programa fazem parte necessária o desenho, os trabalhos artísticos ou artesanais de cerâmica pintura, etc para isso, ao lado da sala de aula tradicional devem existir a sala de trabalho oficina escola
Nesta sala se processa a parte considerável da educação dos atrasados e a quase totalidade da formação de que são capazes os diminuídos médios e profundos
Não se julgue, porém, e os programas de educação excluem a formação musical a educação física, a formação religiosa por tudo isto faz parte da educação integral que convém ministrar aos atrasados à medida das suas aptidões
Oficinas e colonias agriculas protegidas. Por oficiais protegidas  Intendente se lugares de trabalho remunerado onde os atrasados, jovens e adultos, se podem empregar sobre a proteção da Lei e sob a supervisão de responsáveis do campo industrial e do campo social
Os horários, a organização os salários, os tipos de trabalhos devem ser quanto possível iguais aos normais
Os salários podem sofrer uma redução de cerca de 25% mas não mais, para não se transformar em meras gratificações que os responsáveis dão ou não de modo arbitrário só para os atrasados profundos a gratificação é a modalidade válida naqueles casos em que o rendimento é reduzido e os próprios não chegam a reconhecer o valor simbólico do dinheiro
Fora das cidades podem existir o, além das oficinas, centros agrícolas de ocupação protegida para os atrasados. Atrasados sentem-se bastante felizes em trabalhos simples em contacto com a natureza plantas e animais é sempre preferível evitar, como se diz, que a residência seja na oficina ou na quinta embora nesta última as desvantagens sejam menores.
Possíveis ocupações de atrasados
Como sugestões, vão aqui algumas indicações ocupacionais, para os diversos graus do atrasado atrasado mental não concordamos com a tendência é manter indefinidamente ao mesmo tipo de trabalho rudimentar e repetitivo, como por vezes a tendência e ocupá-los.
O trabalho de montagens rotineiras não deve absorver todo o seu tempo de ocupação de área por se tornar mais alienante que educativo
Ocupações param atrasados ligeiros: as suas capacidades profissionais permite-lhe ser pastores lenhador festeiros engraxador ou efectuar outros trabalhos mais especializados como ajudantes de outra pessoa que tome a responsabilidade.
Alguns podem fazer pintura grosseira Carpintaria simples, ser ajudante de garagem.do poder mesmo vir a ser ajudantes em Fevereiro, moços de recado,, Torneiros, montadores em fábricas...
Não é difícil encontrar alguns dos menos atrasados que podem ainda executar trabalhos mais difíceis, como consertar sapatos, fabricar blocos de papel, pintar brinquedos de tocar bateria e corneta fabricar escovas, ser maquinista operador de cinema,de quotas, fazer de correio dentro de uma instituição, trabalhar de tipógrafo, ajudante de eletricista, é vernizado, etc
As meninas são capazes de costura a mão e a máquina empacotamento de pequenos artigos, trabalho de salsicharia ajuda nos trabalhos domésticos, etc outros podem ocupar-se na tecelagem de tapetes confecção de cestos confecção de vestidos cortados por outros, etc as mais dotadas podem fazer tricô bonecos de pano trabalhos de cerâmica virgula culinária simples, pregar botões, fazer artigos de ráfia e ser verdadeiras fazer montagem simples, etc
A independência social e profissional dos atrasados ligeiros não é total.na situações simples, não tem necessidade de ajuda, mas nas complicações da vida urbana, geralmente, não podem passar sem o auxílio alheio.
Ocupações para atrasados médios. Podem dedicar-se a trabalhados simples sobre vigilância, como limpar o soalho, pintar em bruto, trabalhos simples na agricultura e na indústria de montagem, criação de construção Darlene a outros materiais, mas Sempre acompanhado
Alguns deles podem ocupar-se em separar de versos tipos de roupa entregar embrulhos fazer escovas encarregar-se de pequenos Transportes confeccionar rede de trabalho simples de ajuda de carpinteiro pedreiro ou cozinheiro
As meninas além de trabalhos domésticos de limpeza de ajudantes de cozinha podem fazer costura muito simples fazer tricots tapetes Sob orientação
A ocupação profissional dos atrasados mentais profundos é problema é que nem se põe
  O treino de hábitos para controlar hein para se vestir e se alimentarem sozinhos é praticamente a única aprendizagem por condicionamento que se pode tentar com os menos deteriorados
Assistência dos atrasados profundos
sob o ponto de vista assistencial e o mano, os atrasados profundos põe problemas difíceis os pais tentam, a todo custo internados o mais cedo possível por variadas razões entre as quais se encontra a angústia que eles provocam a si EA vizinhança. Por outro lado, nem sempre existem instituições apropriadas para cada idade as poucas que existem nem sempre facilitam a sua admissão esses doentes serem um peso morto candidatos a ocupar em uma cama dessa instituição até a morte da se ainda a circunstância de serem doentes que a medida que crescem, exigem uma taxa cada vez mais elevada de pessoal de enfermagem de um para cada dois ou três e de nem sempre as instituições poderem comportar economicamente  esse encargo deficiente organização dos serviços de saúde, como é entre nós
Muitos têm sido assistidos por congregações religiosas e ajudam a competência profissional as motivações Sobrenaturais. Como porém, o número dos seus membros têm diminuído, Muitos são os atrasados mentais profundos que não são assistidos ou são assistidos
Na verdade os serviços públicos de saúde ainda a mente estão apetrechados para uma assistência adequada aos atrasados mentais, deficiência agravada no país.
Educação integrada dos atrasados
O princípio da educação integrada é o seguinte é preferível educar os diminuídos físicos e mentais em instituições comuns, a segregá-los em instituições exclusivas para eles.
Embora com algumas restrições relativamente aos atrasados médios e profundos, concordamos com este princípio nem sempre é fácil de atuar, mas a verdade é que a, se queremos ativar estimular as potencialidades dos atrasados, os melhores modelos em estímulos são ainda os colegas normais
Os inconvenientes da Integração desenvolvimento de sentimentos de inferioridade, perigo de exploração e Abuso dos atrasados Por parte dos normais, etc não são maiores que os da segregação isso não significa que não deve existir instituições para os deficientes, mas que não devem funcionar em regime de segregação total
É óbvio que para atrasados de gêneros o princípio de integração poderá ser aplicada quase totalmente
Também não concordamos com instituições atrasados profundos e só de atrasados médios uma certa mistura e integração de vários graus e atende doente de terceira idade com graus variáveis de dente oração pode ter bastante vantagens para uns e outros assim como para o pessoal de .
O papel da comunidade
É urgente que a comunidade social, nacional e local, se com penetre da necessidade de dar educação e assistência a todos os diminuídos mentais, deve ultrapassar a fase do sentimentalismo sistema para passar a acção eficiente
As associações do país e amigos do dos atrasados são um elemento propulsor de ação, mas não basta um sinal recebem ajuda indispensável dos organismos de administração pública, das autarquias locais e das entidades particulares.
Em Portugal principalmente é necessário avançar muito neste setor hoje estamos Deveras atrasados em relação as medidas educativas e assistenciais dos atrasados mentais.

Bibliografia
GAMEIRO, Aires. Manual da saúde mental e psicoterapia. Porto. 4ª Edição. 1684. 

By: Paulo Joaquim Massingue

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