Avançar para o conteúdo principal

Epistemologia Contemporânea (Continuismo e discontinuismo)

Epistemologia -  é mesmo que conhecimento
- conhecimento-
É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento.

Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo.
Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo.
Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método
Sem organização das palavras
Ou as informações não seguem nenhuma metodologia

Ex: a Estória que nós contam em casa
É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método.

História da escola  tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método.

A pergunta é
Como desenvolve se o conhecimento cientifico:
Daí surge duas teorias antagónicas
Continuismo e descontinuismo ou ruptura.

Continuismo
É uma doutrina ou corrente filosófica que defende que s ciência desenvolve se de uma forma LINEAR e acumulativa.
LINEAR -porque os conhecimento científicos seguem a mesma direcção
Uma vez estabelecido jamais serão postos em causa por se juntar com os novos conhecimentos.
Acumulativo - por que os conhecimentos antigos se juntam com os novos.

Discontinuismo
Vem discordar todos fundamentos do continuimos
Defende que  a ciência nunca desenvolve de uma forma LINEAR mas sim é revolucionário, ou seja, desenvolve-se, muda ao longo do tempo
Podemos ver como era a ciência na idade clássica é bem diferente com a do nosso tempo, mas como se trata do desenvolvimento cientifico do nosso
Também podemos concluir que desenvolve ao longo do tempo.

Thomas khoin
Defende que a ciência segue paradigma
, ou seja, paradigma é a metodologia em que a ciência se enquadra de geração em geração o paradigma muda ao longo do tempo, a ciência depende do paradigma em vigor, o paradigma em vigor é que garante a forma em que os conhecimentos científicos devem ser transmitidos.

Ciências anomalias
São aquelas que não seguem o paradigma em vigor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a importância do estudo da população?

O estudo da população é muito importante para se ter o conhecimento do seu efetivo da sua composição da sua distribuição e de acontecimentos como mortalidade, natalidade/fecundidade e migrações, que provocam alterações nos primeiros. Ora os conhecimento desses elementos relativos à população permite definir de maneira correta a política da população e efectuar adequada planificação da economia e das diversas atividades destinada à população. Por exemplo é importante conhecer se o efectivo da população para se planificar o número de hospitais , o número de criança idade escolar para se determinar o número de escolhas necessárias o número de idosos para se planificar ações de assistência social,etc. By :Paulo Joaquim massingue Estudante da escola 12 de outubro Maputo Helene ....

Oportunidade de projecto

Oportunidade de projecto Básico Moageira, confecção de vestuários, clinica médica, Fabrica de telhas, escolas, etc. De segurança Extintores, empresa de segurança, guardas, seguros, etc. Afecto Loja de cosméticos que vende perfumes e desodorizante, floricultura, diversões, etc. Estima Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate Auto-realização Prestar serviços de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.   Identificação de oportunidades com base na situação geográfica Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região. Nestes diferentes meios geográficos existem variedades de oportunidades que pode explorar e contribuir para o desenvolvimento social e económico desse meio.   Identificação de oportunidade de projecto com base na região geográfica – refere-se ao processo de identificação de oportunidades numa dada área ou região geográfic