Epistemologia - é mesmo que conhecimento
- conhecimento-
É apreensão da mente por uma realidade ou seja no acto de conhecer temos sujeito e objecto a relação entre ambas partes é conhecer ou conhecimento.
Mas aqui o objectivo é saber como desenvolve se o conhecimento cientifico no nosso tempo.
Conhecimento cientifico - é aquele conhecimento que tem método, objecto do estudo, instrumento de estudo e as suas formas e objectivo.
Conhecimento comum- aquele conhecimento popular sem método
Sem organização das palavras
Ou as informações não seguem nenhuma metodologia
Ex: a Estória que nós contam em casa
É conhecimento mas não científico geralmente dos antepassados mas não é científico não segue nenhum método.
História da escola tem a sua forma de se estabelecer , objecto, método.
A pergunta é
Como desenvolve se o conhecimento cientifico:
Daí surge duas teorias antagónicas
Continuismo e descontinuismo ou ruptura.
Continuismo
É uma doutrina ou corrente filosófica que defende que s ciência desenvolve se de uma forma LINEAR e acumulativa.
LINEAR -porque os conhecimento científicos seguem a mesma direcção
Uma vez estabelecido jamais serão postos em causa por se juntar com os novos conhecimentos.
Acumulativo - por que os conhecimentos antigos se juntam com os novos.
Discontinuismo
Vem discordar todos fundamentos do continuimos
Defende que a ciência nunca desenvolve de uma forma LINEAR mas sim é revolucionário, ou seja, desenvolve-se, muda ao longo do tempo
Podemos ver como era a ciência na idade clássica é bem diferente com a do nosso tempo, mas como se trata do desenvolvimento cientifico do nosso
Também podemos concluir que desenvolve ao longo do tempo.
Thomas khoin
Defende que a ciência segue paradigma
, ou seja, paradigma é a metodologia em que a ciência se enquadra de geração em geração o paradigma muda ao longo do tempo, a ciência depende do paradigma em vigor, o paradigma em vigor é que garante a forma em que os conhecimentos científicos devem ser transmitidos.
Ciências anomalias
São aquelas que não seguem o paradigma em vigor.
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